Top Posts

Nível de English – Estudo

Continue lendo

Entrevista Inglês, chegou a hora!

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI, Inglês | Posted on 25-02-2009

12

phoneinterview

opa! Pessoal, Hoje vou falar de um assunto que pegam todos nos quando estamos concorrendo a um novo emprego: “A entrevista”. Nela ficamos ansiosos, nervosos, não conseguimos dormir feito um anjo(a) enfim ficamos out do nosso contexto de vida normal. Ainda mais quando a entrevista será em inglês, o que fazer?

Bem, pretendo nesse post dar algumas dicas de como proceder para uma maratona como essa, e ainda mais se a entrevista for por telefone que se torna ainda mais difícil para o candidato se o mesmo não estiver com um bom inglês para esse desafio.

O conteúdo postado aqui nada mais são que a minha experiência que já tive em fazer esse tipo de entrevista e o quanto  foi duro passar quando ainda estava no nível Low Intermediate.

As dúvidas que todo candidato tem:

  1. O que será que eles vão me perguntar?
    Perguntas gerais:Como em qualquer entrevista você deve esperar por perguntas sobre sua carreira, com se ver daqui a X anos, por que você quer trabalhar aqui?.
    Perguntas técnicas: isso aqui é não tem dica já que vai depender muito da vaga, mas espere sempre algo relacionado com o que está no seu currículo, o que pode surgir é por exemplo: “Você conhece SOA?” mas nada perguntando a fundo sobre a tecnologia, agora se você falou no seu currículo que conhece se prepare que pode vim uma pergunta mais técnica, então se mentir vão te pegar aqui e você está eliminado, por melhor inglês que você tenha nenhuma companhia quer um mentiroso no time.

  2. Devo ser formal com o inglês?
    Voce deve ser formal sempre, ninguém é seu amigo próximo na entrevista, são seus futuros chefes. E se eles falarem informal com você, não entre no ritmo não, mantenha sua postura de ser formal isso torna a conversa bem elegante para quem ouve.

  3. Devo fazer perguntas ao entrevistador?
    Se ele abrir um espaço faça as perguntas, mas não é recomendável interrompê-lo durante a conversa, vai soar que você “não sabe ouvir”, nem esperou ele terminar!?

  4. Como se  preparar?
    Bem, independente do seu nível de inglês, é recomendável que faça um pre-listening e um pre-Speaking da entrevista. O que é isso? O pre-listening é você montar as possíveis perguntas. E o pre-Speaking serão as suas possíveis repostas, mas você não dará qualquer resposta, pense na forma mais formal possível e evitar repostas curtas como: “I do”.

  5. Em que nível eu devo me candidatar para uma vaga?
    É recomendável se candidatar quando você se sentir no nivel intermediate, até porque boa parte das vagas pedem esse nível como minimo. Caso ainda não tenha alcançado este nível procure praticar o listening e speaking o maximo que puder.

  6. Quando não entender o que fazer?
    Simples, peça formalmente para repetir a pergunta. “May you repeat please?” O entrevistador vai ser compreensivo, porém não abuse da boa vontade.

  7. O que faço logo no inicio da entrevista?
    Simples, use os greetings formais, e se tiver nervoso, deixe isso claro no inicio da entrevista. Fale algo como: “I am sorry, I am nervous this is my first interview in English”.

  8. Há diferenças em ser entrevistado por telefone e pessoalmente?
    Muita diferença, ainda a entrevista pessoal é bem melhor porque você está olho a olho com o entrevistador, consegue ver as ações faciais e se torna melhor a entrevista. Por telefone é apenas audição e mais nada, seu listening deve está bem afinado.

  9. Saber o present perfect é importante
    Conhecer com bastante propriedade o present perfect, contará ponto a favor para você, pois este carrega “sentimentos” do idioma, e isso é muito importante, você não trocar o uso do passado simples na hora que deveria usar o present perfect. Ex.: “I have studied English since XYZ”. Isso diz que você começou um curso no passado e ainda continua estudando. É diferente do past simple, que informa a situação acabou no passado. Se você trocar não terá problema eles vao entender, mas quantos menos “erros” forem cometidos melhor. Agora se disse que é fluente isso vai soar mau para você, um fluente não saber usar a lingua com propriedade, ficará chato não concorda?

Um pouco mais de dicas:

  1. estude para comunicação

  2. mergulhe na lingua

  3. ouça bastante e investa(livros, cursos extras), pois um dia terá um retorno

Enfim essa foi a pouca experiência que conseguir aprender nas poucas entrevista que já fiz. Para aqueles que tem interesse em vir para IBM por exemplo, prepare-se para no minimo umas 4 entrevistas vai rolar, sendo uma delas com o nativo. Isso não importa se você disse fluente ou intermediario no seu currículo, o procedimento é default para projetos internacionais, as vezes acontecem alterações  para atender as necessidades do projeto.

abraço e até o próximo post, e obrigado a todos pelo acesso e feedbacks que venho recebendo com relacao aos posts e blog.

Related Posts with Thumbnails

Comments (12)

Excelentes dicas! 😉 Já fiz uma entrevista em inglês e o nervosismo me atrapalhou bastante. O negócio, é realmente continuar estudando e praticando..

Valeu pelas dicas Camilo, espetacular!!! Ainda não estou preparado para este tipo de entrevista, mas é bom saber o que me aguarda daqui há algum tempo.

Eu já fiz entrevistas em Inglês e posso dizer que realmente não é tão simples e que só vá fazê-la se estiver seguro de si.

É muito interessante conhecer bem os termos técnicos envolvidos em sua área, mas saber falar sobre vida pessoal também é bem importante, essas perguntas normalmente são feitas para “destravar” os mais nervosos.

Eu sou desenvolvedora Java e já estive no “papel de RH”, diversas vezes para selecionar candidatos… as perguntas variam bastante, mas vão sim perguntar a fundo de uma tecnologia ou outra, o porque você está mudando de trabalho, quais as perspectivas para o futuro, como era sua equipe, suas características pessoais, seus maiores desafios…. Faça realmente uma lista de perguntas e treine, mas sem ser mecânico, busque ser natural e o mais formal possível.

Ah, ia me esquecendo: Uma coisa legal que fiz para aumentar o vocabulário é fazer tipo um mergulho na língua….
Rotular os objetos comuns do seu dia a dia em inglês,se tem alguém que sabe inglês, converse com ela! E-mails recebidos, assuntos de trabalho no geral, procure passar para o inglês, uma vez escrito, pensando e elaborado como dizer, fica mais fácil falar sobre elas numa entrevista.

Bjs

http://delegada-ti.blogspot.com/

Obrigada pelas dicas Camilo! Venho acompanhando seu blog algum tempo, e este post está maravilhoso!
Vou usar suas dicas brevemente! =D
Abraço!

Boas dicas, eu ainda adicionaria a número 4: procure sempre escrever em inglês, seja em emails, fórums, isso força você a pensar “in English”.

Ainda não tive a oportunidade de fazer um entrevista em inglês. Deve ser um desafio e tanto. principalmente pra quem não tem o listening tão apurado. Aliás essa é a minha grande dificuldade com o inglês, e acredito que seja a de muitos.
Muito motivador seu post, aliás como sempre.
Parabéns.

São dicas muito importantes para quem pretende participar de entrevistas em inglês, muito obrigado por compartilhar esta experiência!
Parabéns!

Olá Pessoal,

Fico feliz em saber que as dicas estão sendo utéis. Fiquei bastante preocupado com isso, em o que posso colocar que seja essêncial? o que aprendi com cada etapa de entrevista que fiz e como agora compartilhar isso no modo de aprendizado aos leitores do blog? hehe enfim estou muito feliz pelo feedback de todos…

abracos e obrigado pela fidelidade com o blog… duvidas,criticas e sugestões podem enviar um e-mail: camilosi@hotmail.com

Olá pessoal,
Adorei o post, mesmo porque terei uma entrevista em inglês por telefone semana que vem. Confesso que estou nervoso porque será minha segunda entrevista, ou seja, não passei na primeira… rsrs
Estou juntando todas as dicas que encontro na internet e realmente estou mergulhado no inglês, minha tv fica 24hrs na BBC news, estou ouvindo músicas e tudo mais.
Se alguém puder me mandar mais dicas ficarei muito agradecido.
Vlw pessoal. :)

olá Carlos,

bem la vai mais algumas dicas entao:
– se vai ser por telefone a BBnews na TV nao vai ajudar muitoooo, pq ai o tipo de listening e compreensao é diferente ja que vc tem imagem + som + expressao facial, e se torna mais facil quando se tem apenas o som concorda? E qual é o que está mais proximo de sua entrevista por tel? apenas o som, porem nao é um som de musica e sim um som de dialogo, onde vc deve imagina a expressao, analisar a entonacao da pessoa etc. minha dica é ouça a radio da foxnews foxnews essa aqui é 24 hrs e muito show eu passo o dia ouvindo ela. E tente ver se consegue entender o assunto que está sendo discutido e nao palavras soltas.
– a outra é o site englishexperts caso nao conheça, faz uma pesquisa que vc vai encontrar de tudo um pouco sobre entrevista.
– mas outra nao coloque muita pressao em cima de vc nao, e nao queira aprender vocabulary, porem é importante como está seu vocabulary, reuna isso mentalmente falando sozinho, analise a pronuncia correta, isso é importante tb, ja que na entrevista sua anciedade e a pressao deve aumentar um pouco, e as vezes eles afetam outros ponto ja dominados.

Bem nao sou especialista nessa area, mas tenho aula com um especialista, que estuda essas coisas de lingua, funcionamento do corpo humano no processo de adocao de um novo idioma, e em situaçoes de “alta pressao” entao sempre que posso to grudado nele para aprender mais sobre essa area por questao de informacao, mesmo..

abraco e boa sorte.

Se for por telefone, tem mais dicas aqui: http://jmmwrite.wordpress.com/2008/09/23/entrevista-por-telefone-em-ingles/

Enjoy!

Write a comment