Entrevista em Inglês & Experiência

Opa! Pessoal,  passei alguns dias pensando em como inovar  e trazer algo “diferente” para o blog. Ai surgiu : “que tal fazer uma seção de entrevistas com profissionais que estão na área, tratando de assuntos como carreira, tecnologia, mercado etc. Assim o blog naãofica apenas com  as minhas idéias”. Sendo assim temos a partir de hoje uma nova categoria chamada: “Entrevistas”.

O objetivo dessa nova categoria é entrevistar profissionais de TI reconhecidos e os ainda não reconhecidos nacionalmente. Teremos entrevistas com profissionais contando suas experiências na  carreira profissional, falando sobre tecnologias, mercado  etc. Espero que vocês curtam essa nova categoria :).

Para começar a primeira entrevista é com meu amigo Alberto Leal.

Leal vai contar sua experiência que teve no processo de entrevista em inglês por telefone que possibilitou ser admitido para fazer parte do time IBM/Brazil. Então para aqueles que estão investindo no ingles ou que pretende investir vejam as dicas do Alberto e  não esquercer desse case real, onde mostrou mais uma vez a importância de saber o inglês com o foco para conversação. Leal vem trabalhar conosco como Desenvolvedor Java na plataforma JEE em projetos internacionais.

Caros leitores  não deixem de comentar  enviado  suas:dúvidas, críticas, sugestões etc. Espero que tenham gostado dessa novidade no blog.

Aproveitando o momento estou disponibilizando meu linkedin, para quem quiser me adicionar :).

Não posso deixar de citar o post onde disponibilizei o modelo de currículo em inglês.

Post Relacionado:

Como anda seu Currículo?

inglês por telefone

Lets go…

albertoftGraduado em Sistemas de Informação em 2007. Atualmente, cursando pós-graduação em Business Intelligence na UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha como desenvolvedor web há alguns anos- PHP, Java e Ruby. Possui a certificação SCJP – Sun Certified Java Programmer 5.0.

  1. blog: Alberto há quanto tempo você estuda inglês?
    Alberto: O primeiro contato que tive com a língua inglesa foi durante o ensino fundamental, e este se estendeu pelo ensino médio, período o qual iniciei meus estudos em uma escola de idiomas. Com meu ingresso na faculdade não pude dar continuidade, mas com seu término, há dois anos atrás, retornei aos meus estudos.

  1. blog: Além das aulas que você tem na escola, como é seu estudo fora da sala?
    Alberto: Acredito que, o que nos faz ficar mais “à vontade” com o idioma é o que fazemos fora da sala de aula, ou seja, a nossa dedicação e vontade de aprender cada vez mais. Há dois anos atrás, no mesmo momento em que eu retornei para o curso, resolvi que todos os meus livros seriam em inglês. Isso devido a precariedade das traduções e também pela vontade de reforçar o aprendizado, unindo a língua inglesa com minha profissão. Como tudo, no início foi complicado, já que a leitura é lenta e o dicionário foi um companheiro constante, mas com o tempo e a prática isso se tornou desnecessário. Outra coisa interessante, foi o hábito de assistir meus seriados (Lost, Heroes,Prison Break) com legendas em inglês. Isso fez com que eu ficasse atento com a pronuncia das palavras e aprendesse as diversas colocações das palavras e expressões. Já no ano passado, Camilo e eu, começamos a fazer reuniões via skype para desenvolvermos a parte de conversação, o que eu acho que não podemos parar, pois nestas falamos sobre tecnologias, onde a cada reunião é escolhido um tema a ser discutido.

  1. blog: você pode falar um pouco como foi seu processo de entrevista em ingles para trabalhar na IBM?
    Alberto: Esse foi o processo seletivo mais longo e cansativo que já participei. Após ter a aprovação do meu curriculum, participei de 4 quatro etapas: uma para nivelamento da língua inglesa, duas técnicas e uma com os americanos responsáveis pelo projeto. Me recordo que a segunda entrevista técnica durou 90 minutos. Essa entrevista foi feita em 3 partes: 1ª parte para eu falar sobre os projetos que já participei, e perguntas sobre fundamentos e estruturas de dados. Na 2ª parte foram perguntas específicas dejava. Na 3ª parte, o Team Leader me deu um problema para que eu fizesse uma arquitetura. E a noite fiz uma prova escrita (também em inglês).Na última etapa, e a mais importante segundo o gerente do projeto aqui no Brasil,foi uma entrevista que durou cerca de 30 minutos, onde estavam presentes o Team Leader (aqui no Brasil), 2 americanos (responsáveis pelo projeto) e eu.

  1. blog: onde você sentiu mais dificuldade com o idioma Listening ou Speaking?
    Alberto: Minha maior dificuldade foi com o speaking, justamente pelo motivo de não praticar com muita freqüência fora da sala de aula.

  1. blog: o que foi mais fácil entender um brasileiro falando em inglês ou os americanos?
    Alberto: Sem dúvidas, entender o brasileiro falando em inglês é muito mais fácil, porque quando o sotaque do estrangeiro é muito carregado, ou até mesmo pela sua fluência e domínio da língua é complicado de entender.

  1. blog: É evidente que após uma prova de fogo dessa, ao final o candidato aprende muita coisa e você o que aprendeu?
    Alberto: Constatei que devemos ser sempre sinceros. Desde o início do processo seletivo fui muito sincero, sempre falando a verdade. Pelo o que pude apurar nos fóruns, existem casos em que profissionais são reprovados porque mentem ao longo do processo, e com certeza existe alguém analisando cada etapa da seleção. Outra coisa que me chamou bastante a atenção, foi que devemos nos organizar e administrar melhor o nosso tempo. Pude perceber isso quando estava fazendo a prova escrita, onde o tempo era muito curto e as questões longas.

  1. blog: qual a dica que você dar para o profissional de TI que ainda tem resistência em aprender o idioma?
    Alberto: Estudem inglês! É estremamente necessário em nossa profissão. Já li casos onde as empresas preferem contratar profissionais que possuem inglês e treiná-los na tecnologia ao invés de contratar bons profissionais técnicos e treiná-los em inglês, visto que é mais fácil se familiarizar com uma tecnologia do que com um idioma.

  1. blog: o que mudou ou você acredita que vai mudar agora que você faz parte do team IBM Brazil?
    Alberto: A idéia de participar de um projeto internacional e manter uma convivência diária com o idioma estrangeiro, é altamente estimulante. Muitas oportunidades surgirão. Espero me capacitar mais e aproveitar a convivência com os diversos profissionais que lá estarão, e compartilhar o máximo de conhecimento com eles.

  1. blog: Para fechar essa entrevista, que mensagem você gostaria de deixar para os leitores?
    Alberto: Estudem inglês, estudem tecnologia, leia, leia muito, e leia mais ainda! Explore, sempre que possível, novas tecnologias, tenha sede de conhecimento. Sempre que você aprende uma nova tecnologia, seu conhecimento evolui, e conseqüentemente o número de soluções para a resolução de seu “problema” aumentam. Leia blogs, existem muitos blogs bacanas espalhados pela internet. Acredito que essa é uma das melhores maneiras de se manter atualizado com a comunidade

Espero que tenham gostado dessa novidade,  onde essa é uma de muitas que estão por vim.
Quero agradecer a todos pelo carinho, elogios e criticas que recebi em nosso ultimo post.

abracos e até o próximo post.

9 comentários em “Entrevista em Inglês & Experiência”

  1. Muito bacana a entrevista com o Alberto. Parabéns Camilo!

    Fiquei aliviado ao saber do seu sucesso do Alberto apesar da dificuldade com o Inglês. Vivo hoje o mesmo dilema, devido a faculdade não tenho tempo de estudar e melhorar meu inglês, mas assim quer terminar a graduação será dedicação total ao idioma.

    Um forte abraço,
    José JÚNIOR

  2. Prova de fogo esse processo de seleção da IBM.
    Muito boa a idéia de fazer entrevistas. Compartilhar experiêcias assim como conhecimentos é uma postura que todo profissional deveria ter, pelo menos na minha opinião.

  3. Olá Camilo,

    gostaria de agradecer o convite para fazer essa entrevista. Para mim, foi um prazer poder colaborar!

    E, parabéns pela iniciativa. Será muito bacana essa seção de entrevistas no seu blog.

    Sucesso aí.

    []´s

  4. Parabéns pelo post Camilo! Show de bola! Com certeza não vou perder nenhum post dessa nova série!
    Inglês relamente é muito importante, principalmente nós que trabalhamos com TI.
    Abraços

  5. Camilo, muito criativo de sua parte criar essa nova categoria.
    Comecou muito bem entrevistando o Alberto Leal, que também acompanho o blog (até comprei o whizlabs dele quando eu estava estudando pro scjp hehe).

    Enfim, vocês estão de parabéns!
    Sucesso aí na IBM

  6. É, vou participar dessa prova de fogo amanhã, que foi o dia agendado pra realizar a segunda entrevista técnica, mas agora será com americanos. Vamo ver no que vai dar neh…. Desejem boa sorte pra mim! heheheh

  7. Parabéns pela ótima entrevista.

    Sou professor de inglês, formado em Letras, mas aprendi a ler, escrever e falar o idioma inglês com muito esforço e dedicação.

    O Alberto é um exemplo passou a ser mais um bom exemplo a ser seguido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.