Top Posts

Criando JAR com MySQL,Hibernate e Quartz

Continue lendo

English:Como estudar listening?

Posted by camilolopes | Posted in Inglês | Posted on 06-09-2010

0

Olá! Pessoal,

Hoje veremos o estudo do Listening. Já vimos como estudar READING e SPEAKING. Hoje é o famoso Listening. Será que há estratégia para melhorar o meu listening ? Bem, veremos aqui formas que nos estudantes temos para aprimorar nosso listening. Mas, por que fazer isso se eu já entendendo muitoo bem? Bom, vc pode entender bem aquele americano que mora em NEW YORK CITY. Mas, um indiano que fala inglês você entende tão bem quanto? Se você um dia for trabalhar em uma multinacional, tem que se acostumar em cruzar com colegas de trabalho de várias etnias se comunicando em um único idioma – inglês. E vc tem que usar as vezes estratégias que ajude a compreender, pois ninguém vai querer repetir varias vezes ate vc entender certo? E nem sempre isso eh presencial se for em uma conferencia virtual é outro obstaculo, que nem sempre a resposta chega como foi enviada. Eu ja viver  isso no dia-dia em projeto internacional, onde tinha contato com colegas que estão espalhados pelo mundo. Um dia tive um call com um francês (que eu não sabia que a língua dele materna era francês) porem ele falava inglês tao bem que não conseguir perceber a diferença em primeira instancia dele para um nativo, agora a experiencia com indiano não foi uma das melhores que já tive.. mas isso aqui dar um post. Vamos ao nosso post de hoje. Lembrando que não sou especialista em inglês

Lets go…

LISTENING

Música:

a)Pegar a letra da música e a traduz (enquanto tiver trabalhando com a música, deixe o rádio ligado e repetindo). Eu não sou muito fã de musica e dou preferencia em ouvir a radio da foxnews: www.foxnews.com/radio no inicio será estranho, mas com o tempo vc começa a entender a radio, ouvir os discursos de Obama etc. Sem falar que eh uma radio ao-vivo.

b) pegar a tradução da musica e comparar com a sua

c)ler a musica em voz alta ate ficar boa a pronuncia (checar no dicionario a pronuncia)

d)ouça música parando em cada frase ate você conseguir cantar a frase corretamente

obs.: quando você for capaz de cantar a musica de “có” e entende-la de ouvido pode passar para a próxima musica

Histórias

– ouvir e acompanhar a leitura observando a cadência da leitura, sua entonação e o vocabulário, pronúncia. Isso é muito importante vc conhecer o jeito que os nativos usam para se expressar, entonação nas palavras, link works que são feitos.

Vídeo

a) por prazer:

Assista o filme sem a preocupação de parar para pesquisar vocabulário. Depois check o que entendeu lendo o resumo da capa de fundo.

Obs.: não ler o resumo do filme antes

b) para estudar:

  1. selecione 1 cena e assista toda em inglês sem legenda

  2. Assista a cena novamente com a legenda em inglês observando a pronúncia de cada frase

  3. Assistir em português e checar o entendimento geral.

Livro Attitude Book: eu comprei esse livro para melhorar meu listening e compreensão, é um material excelente e bem didático. O kit completo não vai sair por menos de R$ 500,00. Mas, eu comprei na época apenas o DVD + Book DVD que ficou por R$ 160,00. E não me arrependo, não tem legenda em português e tenho que entender para responder o livro, realmente força a vc entender e “viajar” em cada unit. E o nível vai aumentado a cada lição. Se puder adquirir mande bala.

  1. Use a transcrição dos diálogos de podcast: observe como cada frase é pronunciada. Eu tenho o habito de usar do www.englishpod.com e do www.eslpod.com

  2. Depois de se familiarizar bem com a forma que é dita as frase toque e traduza mentalmente o que vai sendo dito. Será um trabalho meio doido, mas vai desenvolver sua linha de raciocínio quando estiver em uma situação semelhante.

    3. Para os profissionais de T.I tem uma radio excelente: http://www.se-radio.net

Bem, isso tem funcionado comigo e com outros colegas, cada um vai adaptando da forma que se sente mais confortável em aplicar, o importante é vc ir identificado detalhes do seu listening e como melhorar ele. Nunca se esqueça de que sempre há algo que precisa ser melhorado. Vou ficando por aqui e espero que tenham gostado da série! See you next post!!

Related Posts with Thumbnails

Write a comment