Top Posts

Série DesignPattern: Decorator

Continue lendo

Emprego em T.I sem Experiência?

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI | Posted on 16-05-2008

39

Salve! Salve! Pessoal! Bom mais um final de semana chegando e aproveitando para atualizar o blog! Algumas pessoas estranharam a demora de atualização do blog! Conforme no ultimo post informei  que por alguns problemas de saude, entao nao seria possivel, atualizar o blog tres vezes na semana. Queria ter postado ontem, porem fiquei impossibilitado. Mas acredito que em breve estarei de volta a todo vapor!
Hoje resolvi falar sobre o processo de sem experiencia como conseguir um emprego em T.I? A maioria dos profissionais seja de T.I ou nao ja passou por isso e passam por isso, entao resolvi montar esse post, para motivar aqueles que acreditam que sem experiencia nao  sao capazes de conseguir um bom emprego!

let’s go…

Esse é um tema bastante discutido em diversos locais (físicos/virtual). Mas a questão é consigo emprego sem ter experiência comprovada?

A resposta é sim. É claro que consegue, sabemos que de 10 vagas umas 8 pede experiência + 3, + 5 anos etc. Mas por causa disso que você não vai tentar a vaga se em termos de conhecimentos técnicos você conhece e domina muito bem?

Há uma carência por profissionais no mercado e na área de T.I não é diferente e por que será? Advinha….

Conhecimento é o divisor de águas e custa caro, leva tempo e dedicação e isso não está acessível a todos. Uns tem dinheiro o suficiente para comprar quantos livros achar conveniente sem se importar com o preço, estudar nas faculdades mais conceituadas do país (os pais bancam), porém não tem dedicação e muito menos saco para ficar horas e horas estudando e ainda bem que não é possível comprar. Levando em conta isso, no final do post há algumas vagas e veja que se você não se candidataria caso tivesse um sólido conhecimento, mas não tivesse a experiência exigida. Não deixe que as experiências divulgadas pelo R.H faça  desistir de algo, falo isso por que recentemente um colega meu desistiu da carreira de T.I por esse fato. Lembre-se de uma coisa sem conhecimento você não consegue nem trabalhar como porteiro ( não discriminando a profissão pelo contrario). Então veja que o conhecimento é algo muito importante e mais valorizado que a experiência. Mas não descarto que a experiência é algo fundamental, ou seja, conhecimento + experiência se completam. Porém considero o conhecimento superior a experiência.

Olhando esse exemplo tire suas conclusões:

“Você contraria um desenvolvedor com 5 anos de experiência  mais seus códigos, são uma gambiarra, que se  cara fica doente o projeto dele, ninguém consegue dar manutenção…”

Agora:

“Tem um desenvolvedor que não tem nem um ano de experiência mais é um cara que se atualiza sempre, utiliza as boas praticas de programação, segue as nomeações da tecnologia, e gambiarras é algo distante do seu ambiente de desenvolvimento…”

Qual contratar?

Minha decisão seria sem duvida nenhuma o desenvolvedor sem experiência. Como dizem os engenheiros de software 80%  tempo  gasto  está na manutenção.

Então desenvolvedor sem experiência não deixe que uma descrição de uma vaga, impeça de tentá-la. Vá que o recrutador não execute aqueles procedimentos robóticos para seleção como acontece. Sempre converso com o depto de R.H da empresa onde trabalho, o maior problema de encontrar um bom profissional está nos métodos aplicados pelo R.H quase todos utilizam as mesmas tácticas e que em minha opinião não são eficientes uma boa parte.  Vamos pensar se você que um desenvolvedor e acha um cara que demonstra no currículo sólido conhecimento nas áreas  que a empresa precisa o que custa, colocar esse desenvolvedor em 1 dia para fazer um teste  do tipo desenvolver uma aplicação X, fazer analise de requisito etc. disponibilizar uma boa maquina com as ferramentas, já configuradas pelo pessoal de produção e largar o cara o dia todo lá. Se ele entregar a solução (sem gambiarras), você em médio prazo terá um bom um bom desenvolvedor + experiência e com isso em pouco tempo sua necessidade de contratar novos profissionais estaria estabilizada e com menor pressão da diretoria. O tempo gasto pelo R.H com uma vaga leva ate 6 meses e esse processo atrasa o crescimento da  empresa, do departamento e faturamento.. Mais isso daria um novo post, aqui somente umas dicas para alguns recrutadores que visitam o blog :D.

Desenvolvedor sem experiência valorize o quanto você sabe e esteja preparado para qualquer tipo de teste dentro do que foi exposto no seu currículo (não minta por que o teste pode ser elaborado de maneira especifica e nesse momento se mentiu a mascara vai cair).

VAGAS:
Vaga para Analista Desenvolvedor JAVA, em 03/03/2008 
 

– Vaga: Analista Desenvolvedor:
– Requisitos: Java, Struts, Modelagem de Dados, UML
– Desejável: PL-SQL, JSF
– Jornada: 44 horas semanais (de segunda a sábado)
– Remuneração: R$3.000,00 (CLT)

RH DP TEC
rhdptec@gmail.com

  Vaga para Analista Desenvolvedor Jr, em 04/03/2008 
Estamos recrutando Profissionais com o seguinte perfil:
Vaga: Analista Desenvolvedor:
– Requisitos: Java, Struts, Hibernat, Javascript.
– Experiência mínima de 1 ano
– Desejável conhecimento: Oracle

Os interessados devem encaminhar os Currículos para: recrutamento@altis.org.br
Título do e-mail: Desenvolvedor Java JR
Fernanda Villas – Bôas
Recursos Humanos
Centro de Alta Tecnologia e Inovação em Software – ALTIS
Visite nosso site: http://www.altis.org.br

Vaga para Analista Programador Sênior JAVA, em 04/03/2008  

Pessoal,
estamos com novas oportunidades para atuação junto a tecnologia Java.

Local: VIVO-BA
Cargo: Analista Programador Sénior
Carga horária: 8h por dia ( 40h por semana)
Salário: a combinar (Acima da média do mercado)
Atividades: Atuar junto ao processo de análise e desenvolvimento de grandes sistemas de abrangência nacional.
 

Tecnologias: UML, JSE 5.0, JEE 1.4, JBoss 4.x, WebLogic 9.x, EJB 3.0

Interessado favor enviar e-mail para bruno.simon.meta@vivo.com.br / itania.ferrer@metainf.com.br  Frase do SEBRAE: “com conhecimento você vai longe!” 

Ditado popular: “água mole em pedra dura, quanto bate ate que fura”

 Quero deixar claro que não quis dizer que a experiência não é importante, mais apenas alertar aqueles que acham que sem ela você é um profissional sem valor. Há cargos que a experiência é muito importante como: engenheiros de software, gerente de software, infelizmente sem experiência nessas áreas o risco  de contratar um profissional que nunca liderou uma equipe por exemplo e não teve nem 100h de experiência se torna arriscado.
Mais no geral veja as considerações feitas aqui para programadores, desenvolvedores etc. onde acho que é possível contratar  o profissional mesmo sem experiência de 1 ano, desde que ele compense isso no nível de conhecimento .

Flw! Espero ter contribuindo mais vez! E até a próxima!! Bom final de semana a todos

Related Posts with Thumbnails

Comments (39)

Oi meu nome é Ingrid e eu queria saber como vcs oferecem emprego sem experiencia se vcs fazem questão de analista ñ sei do que analista daquilo sendo que pra gente que nunca tivemos uma carteira registrada ñ temos como conseguir uma experiencia pois é isso
Muito Obrigada pela atenção

Olá Ingrid,
Obrigado por acessar o blog! mais nao entendi o que quis dizer…

Estou acompanhado seu blog e como sempre tens assuntos interessantes, legal esta iniciativa.
Concordo que a experiência é muito importante, mas também deve se dar chance para quem na realidade está afim de meter a mão na massa. Digo isto pois muitas vezes conhecemos pessoasl que tem um currículo espetacular, mas já não estão mais afim de ter um comprometimento. Pelo contrário existem pessoas que não tem muita experiência, mas possuem um garra para compesar tal falta.

SDS.

Po cara se relamente existisse emprego se mexperiencia eu tava la valeu

olá! Adoa,

Obrigado por acessar o blog! Mas é possivel sim conseguir um emprego sem experiência comprovada! Agora isso vai ter q ser compensado no nivel de conhecimento do profissional!

flw!!

Caro adoa, esse é a legítima frase de pessoas acomodadas que ao contrário de ir em busca da experiência, preferem ficar esperando. Terminei um técnico de informática que teve duração de 3 anos. Logo que saí em busca de um estágio, de cara consegui uma oportunidade em uma empresa bem conceituada. Emprego realmente é difícil, mas por que não começar com um estágio?

Flw, ótimo blog Camilo! Ganhou um novo leitor…

Camilo queria que você falasse um pouco dos estágios , se observar, todos pedem experiência!,mas pelo meu entender, estágio é pra aprender, as empresas pedem um estagiário pra lhe ensinar a ferramentar e modar o funcionário como eles querem.Está muito difícil de conseguir um estágio em desenvolvimento pelo menos aqui em sampa que é muito concorrido. De umas dicas.

abraços

olá! daniel,
Obrigado por acesar o blog! Anotei sua sugestao e breve monto uma coluna a respeito! 😀

abraços!!

Ola Camilo, belo post.
gostarria de acrescentar tres coisas: que pode ser interessante para um candidato sem experiencia, levar consigo na entrevista um pequeno projeto academico que tenha participado, ou ate mesmo, um “caseiro”. Isto causa uma excelente impressao ao recrutador, permitindo demonstrar que mesmo “sem experiencia comprovada”, tem potencial para a funcao. Outra questao e a da atitude. Precisamos cada vez mais do trio: conhecimento + habilidade + atitude, pois as empresas tambem valorizam a responsabilidade, etica, disponibilidade, respeito, humildade… Para o profissional que esta iniciando e importante comecar a trabalhar, mesmo com pouca remuneracao, pois se a empresa nao valoriza o funcionario, acaba formando mao de obra qualificada para presentear a concorrencia. Espero ter colaborado. T+.

Opa! Humberto!
Concerteza gostrei das “tres coisas” realmente sao outros pontos importantes que nao sei. Mas é um grande diferencial mesmo e gostei da parte de “presentear a concorrencia” realmente isso acontece e muito, ja que há muitas empresas com a politica de mao de obra barata para diminuir custo porem nao sabe que ela acaba virando um centro de formação profissional.

flw! Abraço! Obrigado por acessar o blog!

preciso de um emprego mas nom tenho experiencia e tbm não sei onde procuro mas
o que faço
?

olá teka,

Obrigado por acessar o blog! Se vc nao tem experiencia recomendo focar na parte do conhecimento, se vc tem conhecimento mais cedo ou mais tarde consegue um emprego. Agora chamo atenção para ter um conhecimento focado.. veja area que deseja atuar e procure investir nela… veja essa frase:
“Não existe sorte. A sorte é o encontro do preparo com a oportunidade. Portanto, se quiser ter sorte na vida, esteja preparado para as oportunidades.”

um abraço!

Eu não tenho experiencia na carteira mais trabalhei 5 anos com atemdimento ao publico como recepcionista em uma Academia de ginastica.
Eu preciso muito trabalhar, só quero uma chance de poder trabalha e crescer no mercado de trabalho. Obrigada.

Olá caros companheiros não sou o Lula mais tenho um relato para fazer a vocês
Ja faz mais de 2 anos que estudo “Oracle” sou certificado 10g plsql forms , reports e sou universitario de analise e desenvolvimento de sistemas .
Mais só que pra conseguir pagar meus cursos não pude sair da metalurgica em que eu trabalhava
Ja fazem exatos dois meses que eu sai da metalurgica pra tentar algo na area que eu gosto, que é a de programar, e ainda estou desempregado porque eu conheço bem pra caramba mais não tenho experiencia comprovada,estou fazendo varias entrevistas mais quando eles ficam sabendo que eu era operador de maquinas não me daõ chances de provar oque eu sei na programação
Bom acho isso muito errado porque não consigo nem estagio eles pedem uma baita de uma experiencia em varias outra ferramentas bom obrigado pela atenção

olá Robson,

Não sei se a questao de que vc era operador de maquinas venha afetar na admissao ja que vc diz que ostem bons conhecimentos. Acredito que as vezes vc pode estar buscando vagas fora do seu perfil, nesse caso sem experiencia. O que realmente pede uma baita experiencias, e conhecimento em uma serie de ferramentas e tecnologias sao vagas que nao tem relacao nenhuma com estagio. Normalmente estagio pede que o profissional tenha o basico de conhecimento em X area.

Sugiro vc ver aonde vc ver que tipo de vaga está buscando. Sem experiencia nao há nada melhor que um estagio de no minimo 1 ano com 40 horas semanais. As multinacionais sempre nesse final de ano abrem vagas para Trainner veja algumas delas: CPMBraxis, Accenture, IBM etc.

flw! abraços! obrigado por acessar o blog.

Boa Noite Camilo,

Poderia me ajudar? Preciso escutar algumas verdades. Estou procurando meu espaço na área de TI, já perdi as contas de quantas entrevistas já fiz, mas quando acho que a hora é essa bate na trave. Já estou no 7o. período e até agora nada. Estou quase desanimando de entrar na área ou procurar estágio. Ok que não sou programador e com experiência comprovada. Mas tenho disposição pra trabalhar, determinação para atingir quaisquer objetivos e vou render muito, mas parece que isso não tem valor. Afinal, as empresas querem estagiários como mão de obra barata ou para se tornar um grande profissional a seguir uma carreira dentro da empresa? O que devo fazer, insisto até acabar meu sangue em procurar estágio ou parto para outras alternativas? As esperanças estão se acabando.

Gabriel “Gantuz”.

olá Gabriel,

Primeiramente obrigado por acessar o blog! Bom nao sou nenhum especialista em Rh como aquele colunista do fantastico(globo) Max. Mas assim vc tem que buscar um diferencial em sua carreira, enquanto vc nao tiver experiencia, nao tiver conhecimento para as tais vagas, será muito dificil de conseguir uma vaga, pq há muitos profissionais la fora com bastante conhecimento tecnico, com certificacoes etc. O que indico é que vc começe desde ja um curso de ingles, esse sim é um diferencial, poucos profissionais tem ingles pelo menos intermediario, agora um ponto importante faça um curso de ingles com o foco para comunicacao, e nao leitura e escrita. Há vagas de emprego sobrando procurando profissionais que saibam ingles intermediario mesmo que ele nao tenha experiencia em na area, ou que nao tenha todos aqueles conhecimentos tecnicos cobrado. Isso pq é mais facil aprender a parte tecnica que um novo idioma. E se vc puder($) faça esse curso de ingles particular, somente vc e o professor, mas escolha uma instituição e contrate essa modalidade. O motivo é que alem de ser rapido o professor vai estar focado em vc, apenas em vc. E tempo é dinheiro, os cursos regulares sao muitos lentos, quando queremos resultado a curto ou medio prazo.

Assim um detalhe profissionais que tenham ingles normalmente ganham mais que profissionais que nao tem.
flw! abraços! e boa sorte!

Sds,
faço Ciencias “estou apenas começando”,
mas vejo que “motivações não faltam”.
Parabens….

Oi tudo bem?
Faltam 4 semestres para eu terminar o curso de administração de empresas, faço curso de ingles, e gostaria de saber como vc me aconselha para entrar na area de Ti pois só tenho experiencia na área financeira, tenho 24 anos e moro em Porto Alegre.

Att

opa! Caroline,
Obrigado por acessar o blog! Bom nao sei pq escolheu bacharelado em ADM se tem interesse em entrar na area de TI, se vc tivesse feito um bacharelado na area de TI, seria melhor pq vc ia conhecer as areas de TI e descobrir qual ti dar mais emoção, prazer etc.Claro que há pessoas que trabalham com TI e nao fizeram faculdade na area, porem na maioria das vezes tem uma vasta experiencia com TI. Nao sei se eh seu caso. Mas se deseja entrar na area de TI de acordo com sua formacao, a melhor area seria de negocios de TI, tipo coordenador de projetos, Arquiteto de negocios, mais eh necessario entender de tecnologia, mas nao eh pre-requisito saber muito area tecnica, mais deve ser um experts na area de negocios em geral e tecnologia, vc tb pode trabalhar na parte comercial de TI e como está fazendo ingles eh melhor ainda ingles eh pre-requisito va que vc sente com um americano para discutir o custo de um projeto? Sendo assim vc pode fazer uma pos na area de TI que foque a parte de negocios, e estudar a area tecnica de onde pretende atuar. Nao que vc vai se tornar um tecnico nato, mais ter o conhecimento de uma plataforma X etc. e sua experiencia na area financeira conta muito, tipo gerente de projetos tem q saber calcular custos, projetar para nao dar merda.. nenhum cliente está disposto de ver projetos com custos altos, e acordar sabendo que o projeto contratado gerou um excedente de 1 milhao de $ hheeh.
agora assim para gerente de projetos a maioria da vaga requer experiencia com X horas em projetos.

Olá,

Quero dar meus parabéns pelo se blog, e aproveitar para lhe perguntar:

Curso o 4° ano de SI(Sistemas de Informação), último, estou desempregado e nunca trabalhei na área. Tenho tido dificuldade para arrumar tanto estágio quanto serviço na área, como faço para começar na área de TI.

Abraço.

opa Rafael,

Obrigado pelo elogio. Bom, a respeito de sua carreira vc ja está na metade do curso de SI, ja é importante vc procurar saber que área deseja atuar, onde vc se ver trabalhando com coracao e empenho, onde realmente dar prazer vc sentar na mesa e mandar bala. Gerencia de projeto? Desenvolvimento de software? Redes? DBA? sao N, nao queira ser especialista em tudo, vc tem que escolher uma delas para ser o carro chave e as outras fica como suporte na sua carreira apenas para conhecimento. Eu onseguir encontrar minha area a partir do momento que me envolvi com pessoas mais experientes e todas elas foram virtuais, no guj.com.br la sempre se discuti de carreiras e aprendi bastantes com depoimentos e dicas de colegas experientes. Mas vc precisa saber o que quer? Gosta de programar? gostar de ler material de Gerencia de projetos? Começe a fazer trabalho de casa criar projetos pequenos, seguir as recomendacoes do PMI, e programar em uma linguagem que gosta e veja se vai gostar de fazer isso será apenas 2% da vida de um profissional IT nessa area. Outro ponto importante busque trazer as materias do curso para sua realidade, imaginar que vc vai fazer um projeto para a farmacia do zé ali na esquina e colocar em pratica o que foi ensinado na faculdade. Outro ponto nao fique refém dos estagios se eles nao estao vindo busque outro modo que sao as dicas acima citadas e outras que vc achar conveniente. E para melhorar vc encontrar um estagio tire uma certificacao ela sempre ajuda para profissional sem experiencia e quer está em busca de estagio a probabilidade de ser contratado será maior.

abraço,

Olá camilo, Trabalho no ISF.ORG.BR, gostaria da sua autorização para colocar o teu blog em nosso portal.
Trabalho na área de carreiras e acredito que esse tipo de incentivo é muito positivo para os profissionais de tecnologia.

olá Gélia,

obrigado por acessar o blog.

Está autorizado.

Boa tarde! Estou com muitas duvidas, sera que vcs podem me ajudar.
Finalizei minha faculdade de sistemas de informação agora no final de 2008 , porém sempre trabalhei na area de compras e logistica , na parte de informatica quando posso fasso alguns serviços extras, agora estou desmpregado e procurando serviço na area ,porém não tenho experiencia comprovada , estou com 33 anos , minha dúvida é sera que consigo algum emprego na area ou seja analista , tecnico , etc…

olá Clovis,

obrigado por acessar o blog, bem impossivel nao é, mas terá muitos obstaculos, como vc passa dos 30 e tem pouco experiencia na area entao realmente complicado. Primeiro que para para vagas sem ser estagio as empresas querem experiencia e para estagio elas tem uma faixataria. Mas lembre-se isso varia de regiao para regiao.
Continue fortalecendo seus conhecimentos na area que deseja atuar, pois conhecimento é o que nos temos mais de valor :)
abraco

Camilo Lopes , obrigado por responder , mas sera que não rola um pouco de preconceito a respeito de esta cituação de idade , concordo tenho pouca experiencia comprovada na area , mas e meu estudo sera que não ira me ajudar em nada, sera que as empresas que irãocontratar não leva isto em conta!

opa! Clovis,
Realmente é preconceito, mas vivemos em um mundo capitalista e o preconceito ta dentro do capitalismo, quer queira ou nao. acho que a idade nao influencia em nada, mas as empresas olham da seguinte forma:
1. pessoas acima do 40 sao custos, a partir do momento que a saude nao eh a mesma de uma adolescente de 19
2. normalmente tem familia, e o profissional as vezes precisa falta pq o filho ta doente.
e outros fatores… é assim que eh visto por boa parte dos empreendedores, ao contrario de contratar um profissional de 19 anos, que nao tem filho, que pode respirar a empresa 24 hrs, ja que ele nao tem que está com o filho a noite. etc
A varios N por uma empresa contratar uma pessoa de 19 e nao um de 30. Agora vale salientar que isso para cargos simples, como analista, desenvolvedor, agora para cargos gerenciais ai eles ja requerem uma pessoa mais velha e com experiencia pq assim vai saber lidar com varias situacoes. Vc nao vai encontrar em nenhuma compania um CEO com 20 anos, alias exceto se ele for o dono, mas como funcionario, muito dificil isso.
No seu caso vc nao está velho, nao ache que quis dizer isso, apenas falei como a maioria das empresas ver essa questao de idade. Eu no seu lugar ia buscar quebrar esse ponto atraves do conhecimento que eh uma arma importante.
Eu to com 22 e ja mim acho velho ate demais por exemplo.. ja gastei muito tempo de minha vida com coisas inuteis e to tentando recuperar.

flw! abraco

Eu também sou uma pessoa que não tenho experiência como desenvolvedora, apesar de já ter trabalhado em outras areas, mas resolvi fazer a faculdade de sistemas estou no ultimo embora no momento não estou trabalhando mas ja pude enteder que a melhor estratégia para esta profissão dentre outras coisas é o conhecimento, este adquirido só em estudos e na maioria das vezes caseiro ou seja buscando na net e nos livros pois a faculdade de da a vara e você tem que aprender pescar. Não sou a pessoa mais indicada para dizer isto até porque não tenho parado e focado em uma ferramenta oras quero delphi daqui a pouco java e assim vai mas sei que logo vou sair do papel e vou conseguir em fim quem quer consegue.
O que quero dizer é que este blog abriu meus olhos e vou tentar parar e forçar a mente.

Olá!
Eu até entendi sua linha de raciocínio,mas não creio que seja assim. Se o cara só ganha experiência e entendimento real da área na prática, é difícil a gente desenvolver habilidades sendo que tem que trabalhar o dia todo(geralmente todos estamos fora da área), ir a faculdade a noite e ainda encarar finais de semana de trabalho e faculdade.Eu por exmplo neste semestre fiz mais de 300 horas em cursos de TI(fora da faculdade) e até agora nada.O pessoal exige muito e paga pouco.

Valeu a atenção

olá Rogerio,

A vida nao eh fácil para ninguem, o fato de vc ter feito o curso, para o mercado é considerado o minimo. Lembrando que as faculdades de modo geral nao cobre nem 40% do que o mercado precisa, na minha opinião. O seguinte eh fazer coisas diferentes ao mesmo tempo. Hj ser apenas tecnico nao eh um suficiente lembre-se disso. Saber 1 ou mais idiomas, ter uma boa comunicacao, saber falar em publico, liderar etc.. sao habilidades que nao tao facil de obter quanto aprender um novo framework, por exemplo.

abraco,

Valeu! Edna fico feliz e obrigado por acessar o blog!

Olá Camilo.

Gostei muito do seu blog, mas confesso que fiquei com um nó na garganta e um frio na espinha rsrs.
Vejo aqui pessoas jovens cheias de talentos tendo dificuldade em se colocar no mercado de trabalho, uns jovens demais e sem experiência, outros com experiência mas sem esperanças porque muito empregador prefere os mais novos sem experiência pagando bem abaixo do que merecem e moldá-los para que fiquem da maneira que melhor lhe sirva, você com 22 aninhos se achando velho, como se ainda não tivesse feito nada na vida , que é isso? você tem uma cabeça maravilhosa, além de ser generoso, pois está ajudando aos outros a encontrarem seu próprio caminho.
Deu para sentir que a palavra “egoísmo” não faz parte do seu vocabulário, você se preocupa e gosta de ajudar o próximo, esse é um diferencial seu . Sei de muitos pais que gostariam de ter filhos com a sua cabeça e a de muitos jovens que visitam o seu blog. Que Deus guarde a todos.
Agora vou lhe explicar porque o meu nó na garganta, foi vontande de chorar mesmo, pois estou com 51 anos, com meus filhos criados e sem nehuma perspectiva profissional, já trabalhei como recepcionista e telefonista, mas nunca me profissionalizei em nada. Larguei meu emprego para cuidar dos meus filhos. Foi uma opção minha, na época era largar ou largar, mas confesso que não pensei no meu futuro profissional e nem como me sentiria estando fora do mercado de trabalho como estou hoje. No momento sinto uma vontade enorme de trabalhar, me identifiquei com a Informática, muita coisa que aprendi nesta área foi fuçando a net, olhando livros, sites e blogs como o seu, sou uma pessoa comunicativa e com muita vontade de trabalhar para não ficar ociosa e entediada em casa, porém, fico pra lá de triste em saber que a idade pesa mais no preconceito do que nos ombros do “dito idoso” .
Olhe o caso do Clóvis: 33 aninhos, um menino ainda, e já sofrendo pelo fato da idade ser um impecilho para trabalhar naquilo que gosta e em que se formou. É cruel demais. No meu caso, sei que perdi o bonde, porque ficando em casa me acomodei e agora estou pagando um preço alto demais.
Mas deixo aqui para os jovens a minha mensagem; que nunca desistam dos seus sonhos e foquem se especializar em uma determinada área e procurem ter o seu diferencial, pois é isso que conta na hora em que o empregador precisa fazer a sua escolha em meio aos muitos currículos recheados de cursos. Boas sorte a todos.

olá Régia,

Eu na verdad enem sei o que dizer do seu comentário, nunca passou pela minha cabeça de receber um comentários desses, mas muito obrigado pelos elogios, realmente fico muito grato. Infelizmente sofremos com esse preconceito com relação a idade que algo mundial. Mas eu acredito que isso pode ser quebrado desde que o profissional trabalhe em cima daquilo que as empresas precisam. O que? Conhecimento, é disso que elas buscam no profissional nada mais. Porém nao é mais aquele conhecimento fechado, somente IT. Algo que é bem comum nao somente para profissionais TI, mas como de outras areas, eles fecham os olhos para o mundo e so consegue ver a sua e mais nada alem. E o tempo passa e nao ver que o ambiente mudou.
abraco e obrigado mais uma vez…

Régia, muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco. Espero que tudo de certo pra vc.
Mas não se desvalorize, você se dedicou ao maior projeto que um profissional pode se dedicar: sua familia! Parabens!
Camilo: a Ragia falou e disse, parabens pelo seu Blog. É evidente que vc quer ajudar a spessoas! 😉

opa! grande Juliano, realmente vc falou tudo “Familia” hehehe.
obrigado Juliano, nao custa nada ajudar os colegas, amigos, mesmo aqueles que nao conhecemos.
abraco 😀 em Fev/10 vou ai a SP, marcar para aquela Brahma 😀

Olá, pessoal,
também estou enfrentando dificuldades para entrar no mercado de trabalho, tenho 21 anos e estou no último período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Penso que por eu morar em Valença – RJ (pequena cidade) é o maior fator por eu não encontrar estágio/emprego, pois não existem empresas na área de TI, ou as que oferecem quase obrigam você pagar para trabalhar, sendo que sou daqueles que precisa trabalhar para pagar os estudos. Mas não desanimo, tenho estudado bastante, colhido muitos conhecimentos com pessoas experientes, feito alguns projetos para não enferrujar na linguagem e acredito sim, que posso ser um grande profissional na área, pois sinto que sou bom. Esse excelente post me estimulou ainda mais, correr para alcançar meus objetivos,
muito obrigado.
Abraços

Olá, estou com umgrande problema, gostaria muito de sair do mundo do CallCenter e entrar na área de TI, mais específico na área de Suporte, sei que nesta área de CallCenter a área de suporte é muito grande porém tive grandes decepções e atraso em minha vida por aguardar oportunidades dentro de empresas de CallCenter, pois do atendimento eles só te encaminhão a supervisor e realmente não é isto que eu quero para minha vida, mas lembrando que não disperdiço esta oportunidade, enfim…Tenho bons conhecimentos em suporte mas não tenho experiência comprovada, já enviei vários curriculos mantive vários contatos e até agora nada, isso já fazem 2 anos. Estou desesperado, me ajudem!!

Obrigado.

olá Fernando,
Para area de suporte ter um diferencial eh se vc tem ingles, se tiver um bom ingles as oportunidades sao muitas, isso nao so para suporte, mas como qualquer outra area o ingles eh o diferencial para o profissional e o requisito para as empresas. Eu no seu lugar investiria no idioma.

abracos!!

Write a comment