JEE + Conexão BD – Eclipse

stressprogrammer

olá Pessoal,

O post de hoje é pequeno, mas muito importante principalmente para quem está usando o eclipse para desenvolvimento JEE tendo dynamic web project como base para os projetos.

Lets go..

Post relacionado:

Há uma pequena diferença quando quer conectar Java Desktop & Java JEE com um BD. No desktop basta ir em properties do projeto ==> java Build==> libraries e add external jars. Done!Tudo funcionando com o BD + Java.Mas com JEE não funciona exatamente dessa forma (deveria, mas não funciona). Quando tentar seguir o mesmo procedimento desktop na plataforma JEE. Vai se deparar com algumas horas de stress, se você não estiver atendo aquela hierarquia de onde fica as coisas na plataforma JEE. Tais como:

lib = .jars

classes = .class

web-inf = web.xml

O stress maior será quando tentar inserir algo no BD e simplesmente não vai acontecer. Alguns gastarão horas e horas tentando rever code, conection etc. Quando o problema é do Eclipse. O motivo vem logo a seguir…

O problema Quando importamos um .jar do DB tendo um dynamic web project, simplesmente o eclipse não importa o arquivo para o projeto real, se sairmos do eclipse e ir no projeto, veremos que a pasta lib encontra-se vazia.

A solução é copiar manualmente o driver de conexão do BD para a pasta lib do seu projeto e no caso para quem usa pool de conexao e tem o  TomCat como servidor dever colocar na pasta lib.

No Tomcat 5.5 deve colocar os jar dentro da pasta Tomcat 5.5\common\lib
No Tomcat 6.0 o jar dentro de Tomcat 6.0\lib

Para executar aplicação vá em Run  as ==> Run on Server.

Espero que tenham gostado do post, principalmente quem está começando a desenvolver usando dynamic web project. Abraco e até o próximo post e bom feriadão!

3 comentários em “JEE + Conexão BD – Eclipse”

  1. Muitos são os que sabem a arte de programar.
    Poucos são aquele que além de saber programar
    sabem “compartilhar” seus conhecimentos. “Compartilhar”
    a palavra fundamental da internet.
    Você sabe compartilhar e o post foi essencial
    para minha aplicação!

    parabéns!

    1. opa! Kennedy,

      huahahua, sem sei o que falar, obrigado. Tenho como ponto que a informacao foi feita para ser compartilhada. E toda vez que sento para fazer um post para o blog tenho a preocupacao se realmente estou compartilhando algo, ou apenas escrevendo por escrever.
      abracos,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.