Top Posts

Série CI: Executando unit tests Jenkins via Maven

Continue lendo

Como melhorar seu estudo? English

Posted by camilolopes | Posted in Inglês | Posted on 18-02-2010

9

olá Pessoal,

Agora apos período de festas, voltamos a nossa velha vida e busca de atingir os nossos objetivos. Apos bastante tempo sem postar algo sobre english, hoje darei inicio a uma série que pode ajudar aqueles que estão no processo de aquisição do idioma.

Primeiramente não quero dizer que sou especialista em inglês ou algo do tipo, porem resolvi montar o post para compartilhar com aqueles que estão em processo de aquisição do idioma. Mas, o foco aqui são aqueles estudantes que já tem um certo nível no inglês vamos dizer Intermediate ou Upper-Intermediate e estão caminhado par ao Advanced (para os iniciantes há outros mares para navegar que se especializar por agora em uma só área do english. Se acalme e espere seu momento chegar), porém quem aqui não se depara com a situação abaixo quando chegamos a um certo nível do idioma:

  • como estudar?

  • O que estudar para chegar a tal fluência?

  • Como aprimorar o que já foi ensinado?

Lets go…

Essas perguntas surgem, pois a base que antes para o iniciante era um sonho, deixou de ser, pois já foi conquistado, ou seja, quando o aluno sai do nível básico e já consegue escrever “BEM” (mesmo com pequenos erros gramaticais, mas já consegue escrever uma redação sobre um tema de interesse), se comunicar e entender. Ai ele se ver perdido no que estudar, antes tinha muitos exercícios, varias regras gramaticais a serem decoradas e cada assunto novo era divertido. Mas, chega uma hora que não temos mais isso e é preciso mudar a forma de estudar e buscar outros caminhos para aprimorar e conseguir avançar no idioma, abaixo listo alguns que considero importante:

  • pronúncia: saber falar é uma coisa e pronunciar corretamente eh outra, agora que vc está indo para o avançado que tal começar a entender as transcrições fonéticas, analisar a pronuncia com som de um nativo

  • leitura: será que vc é capaz de ler “fluentemente”em publico? Dando a entonação correta, sem gaguejar etc. Senão pratique a leitura. Vá que um dia na empresa vc precise ler algo em ingles em voz alta  para sua equipe e o presidente vai estar lá ouvido, iai? Vc pode se comunicar bem, porem ler muito mau. Lembre-se isso é comum até no português.

  • Entonação: parece brincadeira ne? Mas, a entonação é fundamental na comunicação, se vc não dar a entonação correta vai transmitir a mensagem diferente para o receptor. Quer ver um exemplo? Quem conta historia, onde fica o eixo principal em ser um bom contador? Acredito que na entonação, pq se uma historia for transmitida no formato de uma leitura tradicional não vai parecer uma historia.

A pergunta é: Camilo, como fazer isso? Como ficar próximo dessa tal fluência, ou aprimorar tudo que ja vi ?

Bem, o primeiro ponto é saber que não acontece da noite para o dia, eh por muita repetição e persistência Isso é valido para o idioma como todo. Mas, abaixo eu montei algumas dicas que tenho usado para aprimorar meu inglês:

  • Foxnews.com/radio: eu passo o dia ouvindo, depender do assunto que está sendo discutido dar para entender. O nível eh altíssimo, mas eu já disse para os meus ouvidos, eles tem que se acostumar que cada dia que passa o português não será algo que ele vai ficar captando. Mas, falando serio meu listening aumentou bastante por pura insistência, não vou mentir que no inicio (10 meses atras ou mais) eu tinha desistido por ser muitooo alto o nível de vocabulário, expressões etc na foxnews.com/radio. Mas, voltei e pensei comigo: “ue, se eu querer ir para os listening que eu consiga entender sem sofrer, eh pq não estou evoluindo, tenho que estudar aquilo que é um obstaculo, pois eu saltando este obstaculo estarei evoluindo” E a partir desse ponto voltei a ouvir e hj não consigo ficar conectado sem ouvir a foxnews.com/radio.
  • Estudo pronúncia: tenho devorado aqueles símbolos esquisitos que temos normalmente ao lado direito da palavra no dicionário. Pow, é uma diferença estúpida tanto no entendimento quando no processo de comunicação quando pronunciamos corretamente. Não ignore os simbolos fonéticos.
  • Materiais autênticos: tenho dado preferência em comprar materiais autênticos, nada contra os produzidos por nossos profissionais aqui no Brasil, mas há diferenças. Tenho usado os livros da macmillian – Attitude Book. Revista como NewsWeek – www.newsweek.com.br (é um pouco cara assinatura, mas vale apena. Pelo menos é mais barato que sair em bloco de carnaval em Salvador).
  • Vocabulário Expressões: tenho focado em ter um vocabulário do dia-dia, aprender expressões, etc. Estou “lendo” How do you say in english?

Claro que tudo isso nos aprendemos no primeiro dia aula, mas há momentos que devemos intensificar e focar nesses estudos, é diferente vc estudar isso quando está iniciando no idioma, o bom é  quando vc já está em um certo nível pois vai ajudar bastante, ja que vc está vivendo situações bem diferente. Será que um estudante que está iniciando hoje, precisa aprender transcrições fonética? Não, há obstaculos maiores a serem saltados para esse estágio.

  • Exposição: quando mais exposição ao idioma, melhor. Eu tenho a sorte de trabalhar com os nativos e ter 1-3 reuniões(oral) na semana, fora os chats, emails etc. E assim consigo descobrir meu erros, acertos e melhorar. Mas, antes não era asssim. Entao para quem não pode ter contato o que fazer? Simples bater papo sozinho sobre um tema real, discutir com um amigo via skype por exemplo. O seguinte é não colocar obstáculos no seu caminho. Claro que não vai ter o mesmo efeito que falar com o nativo, mas o importante é se expor ao idioma e perder o medo de falar. Outro ponto importante é quando estiver conversando tente  ir avaliando sua forma de falar, sua pronúncia e veja como melhorar aquilo.

Espero que as dicas tenham contribuido para aqueles que estavam precisando de um help em como melhorar o processo de aquisição. See you next post.


Follow me: http://twitter.com/camilolope

Related Posts with Thumbnails

Comments (9)

Nice post Camilo! 😉
Legal as indicações, vou acrescentar as minhas, ok?
O site BBC Learn English é uma alternativa razoável para quem não puder assinar ou comprar a newsweek. Toda semana eles postam artigos sobre temas/notícias atuais e discutem o vocabulário. Bem bacana.
Também não recomendo livros escrito por brasileiros (na contra tb, mas não leria um livro sobre Português escrito por um americano).
Gosto muito dos livros da Cambridge Publishing e da Longman. Minha ex-professora de inglês que os recomendou (ela é inglesa e está morando no Brasil pra aprender português). São duas editoras muito bem conceituadas e que escrevem livros para os testes de inglês para quem deseja trabalhar fora.

Outra coisa que recomendo para quem já tem pelo menos o nível upper-intermediate ou advanced é tentar as certificações de Cambridge: FCE, CAE ou PEC. São testes bem difíceis de passar, mas dão aquele up na carreira e são aceitos por várias grandes empresas lá fora. Tô estudando muito vocabulário e vou tentar a prova no meio do ano. No Brasil só tem a prova 2 vezes por ano (julho/julho e dezembro). O preço é bem salgado (quase 500 reais a mais barata), mas vale a pena, além de testar reading, writing, listening e speaking, ou seja, é bem completo e vale pra vida inteira.

[]’s

Bom Dia Camilo
Tambem vou deixar minhas dicas:
1. Sem inglês ninguem vai muito longe na vida.
2. Livro – http://www.submarino.com.br/produto/1/96086?franq=172571
3. Frequente este site – http://www.englishexperts.com.br/dicas-de-ingles-recomendadas/

opa! Loiane, Excelente dica da BBC learn English, tinha até esquecido. Realmente as editoras citadas tem excelente materiais mesmo, MacMillian tem uma linha excelente na parte de listening tb. Eu gosto bastante da Oxford inclusive meus dois dicionarios ingles/ingles e ingles/port sao da Oxford.
Concordo com vc a respeito da certificação, é um diferencial e importante para aqueles que querem mergulhar e gostam do idioma. Se nao estou equivocado elas tem um prazo de validade como a certicação do PMI onde o aluno tem que fazer novamente. A escola onde fiz o curso de ingles, preparava os estudantes para o exame. Outro legal é o TOEFL. E a respeito do preco nao está muito longe dos vouchers da Sun :D. So é ruim para quem não mora na cidade onde a prova é aplicada.
obs.: O Fernando que acabou de comentar tem algumas certificacoes e acho que até dicas poderia rolar :D.
Agora o que eu recomendo tb é o intercambio, acho que todo aluno deve fazer o intercambio nem que seja de 30 dias. :)

opa! Fernando,

Realmente sem ingles nao dar para ir muito longe nao, ainda mais na nossa área.ah o englishexperts é O BLOG para qualquer estudante seja iniciante ou avançado.

abracos,

As certificações (na verdade são relatórios e não certificações) que são necessárias se vc quiser trabalhar ou estudar no exterior são a IELTS e TOEFL, que têm validade de 2 anos cada.

KET, PET, FCE, CAE e PEC são certificações válidas para a vida inteira, não tem prazo de validade. A do Fernando (PET) é uma dessas.

Aqui no Brasil essas últimas certificações que citei são aplicadas pela Cultura Inglesa. Aliás recomendo o curso de lá. Muito bom o preparatório para a certificação.

Intercâmbio realmente é a melhor forma de aprender inglês. Fiz dois anos de curso aqui no Brasil e aprendi apenas o basicão. Depois morei nos EUA por 5 meses e em Londres por 1 mês. O que aprendi lá não iria aprender aqui nem se fizesse 5 anos de curso seguidos. É muito diferente.

Quando se tem contato direto (como a gente que tem reunião todos os dias no trampo) é muito mais fácil de aprender, e neste caso, um curso aqui é um bom complemento.

:)

É válido também o uso consciente do Google Translate que agora incorpora tradução on-line com text-to-speech. Mudando de assunto: seu trabalho com este blog, Camilo, está excelente. Parabéns! Abraços, Claudio

olá claudio, excelente dica! realmente o google translate tem se tornando uma boa ferramenta, nao é ainda como um material profissional vindo de uma Oxford, mas dar para quebrar galho e bastante. Obrigado pelo elogios! 😀
abracos,

Cara gostaria de recomendar alguns site que eu sempre visito para dar uma estudada…

http://www.eslpod.com -> esse site eh otimo além de treinar o listening vc aprender sobre as expressões eu ate parei de ler o how do you say in english….

http://www.teclasap.com.br – mto bom também…
http://privateenglishportal.com/ – com listening

Esta ai a dica..
abraço..

Ótimas dicas!
Fica também a indicação do site Live Mocha.
http://www.livemocha.com/

Write a comment