Como estudar para uma certificação

Salve! Galera! Bom no www.guj.com.br recebo algumas MP do tipo:

– Fala, Lpjava … estou iniciando os estudos para a certificação em especifico SCJP, o que vc sugere para estudo?

– Lpjava, estou meio que perdido em como estudar para certificacao precisa ler o livro quantas vezes?

Bom! Primeiramente metodologia de estudos funciona para uns e não pode funcionar para outros. Mas irei falar sobre metodologia de estudo ágil! Porém não sou nenhum especialista em metodologia de estudo, mais passarei minha experiência…

Mas a respeito da certificação como realmente estudar para quebrar a insegurança e obter o resultado esperado – Pass?

Primeiramente vai depender muito o quanto vc conhece o assunto que pretende ser certificado.

  • SCJP
  • SCWCD
  • Ingles
  • UML

etc..

Porém o mais importante para o candidato é que ele tenha DISCIPLINA no seu preparo para o exame.

Já vi muito candidato que domina tal assunto a anos, possui vasta experiência técnica porem quando chega no exame recebe uma mensagem – FAIL.

A experiência é um fator importante para acelerar o ritmo do estudo mais não é um fator que decide se você vai passar ou não.

Então é por isso que meu amigo que não tem nem 1/3 de minha experiência passou e eu não?

Pode ser que sim. Provavelmente ele teve uma disciplina nos estudos, ele não “se achou o cara” por trabalhar a tanto tempo com a tecnologia, não descartou cada ponto importante destacado no material de estudo enfim foi um candidato disciplinado.

A questão da experiência varia muito, pois não existe um padrão para ter experiência cada um obtêm de uma forma diferente. Mas as certificações são feitas de forma padrão, as questões são cobradas sem o uso das gambiarras. E outra o exame foi feito para APROVAR e não o contrario.

Certo, Camilo mais como ter uma disciplina pelo menos regular para não criar “falsas motivações” no exame?

Abaixo algumas sugestões …

  • ESTUDAR para APRENDER e não fazer uma DECOREBA dos objetivos do exame
  • Separar um tempo exato para o estudo por dia e procurar não faltar. (exceto se for um bom motivo)
  • Evitar a fadiga é essencial para a produtividade esse negocio de fica até 4 da manha estudando não é uma boa. Seu corpo precisa estar trabalhando junto com seu cérebro tb. Se ficar insatisfeito já era. O trabalho do corpo humano é em equipe. (Kathy Sierra – head first)
  • Estude até 2 – 3 horas por dia um assunto e pratique bastante. (Levando em conta que vc trabalha e faz faculdade a noite)
  • Quando tiver estudando beba bastante água. Ela não serve apenas para “matar a sede/tomar banho”.
  • Depender do seu tempo não precisa, ficar de domingo à domingo. Estude de seg. a sexta e use o sábado e o domingo para relaxar ou fazer outras atividades: ler uma revista, fazer um programa testando o conhecimento do exame. Menos pegar no livro e tentar enfiar as coisas na cabeça.
  • Controle sua ansiedade ela é pior que o exame, é mais cruel e se vc brincar ela ti dar um cartão vermelho antes e durante o exame.
  • Se programe para fazer a certificação e não queira comprar o voucher hoje e fazer em 1 mês(mais tudo vai depender do sua carga horária + experiência)

Bom!Essas são umas boas praticas que aprendi por experiência própria, e venho usando não somente para certificação mais para qualquer tecnologia nova que venha aprender.

Em anexo tem um Cronograma Tecnico de estudo leitura recomendada!

flw!! Um abraço e espero que tenham gostado!!

 

3 comentários em “Como estudar para uma certificação”

  1. Fala Camilo, eu estou de férias no trabalho…

    Pensei em ficar 8 horas por dia estudando para a certificação, tem algum conselho para passar?

    Obrigado

  2. Opa! Semer,
    Bom vamos lá… vc está de ferias como disse, mas responda as perguntas abaixo:
    -Tirei ferias pq? (tem varias respostas como: stressado, apenas querendo relaxar, ou pq era o mes de tirar mesmo)
    – Quero aproveitar as ferias e estudar para scjp mais pretendo faze-la quando? Antes de voltar para o work?

    Antes de iniciar é interessante vc tirar umas horas e fazer uma analise sobre vc mesmo, como está seu fisico, psicologico, a fadiga, o stress de um trabalho, atrapalha muito os estudos e as vezes é bom dar uma relaxada, para recuperar energias, ja que hoje boa parte dos profissionais nao se alimentam bem, nao praticam esporte e isso ajuda a sentirmos mais cansandos fisicamente e psicologicamente.
    Agora assim quanto tempo vc tem de ferias? Quando vc quer tirar a SCJP? Você vai começar os estudos ou dar continuidade? Percebe quantas variaveis temos? Mas o que sugiro a vc é o seguinte: nao precisa estudar 8h por dia nao, nao bote muita pressao em cima de vc.. nao atropele os capitulos.. depender do seu conhecimento as vezes o numero de horas nao influencia nos estudos e o quanto vc consegue produzir no menor numero de horas tipo: estudar 4h e entender 99,9% de um capitulo, implementar classes o assunto fica “firme” é mais importante que estudar 8.. e mais la na frente precisa revisar o capitulo ai vc vai perder 8 + horas_revisao. Eu no seu caso faria toda analise que falei acima se tivesse cansado, stressado ia procurar relaxar, sair, acessar a net mais na para estudo, pesquisar sobre a scjp montar cronograma, traçar planos, bater-papo com uns amigos etc.. enfim tudo menos pegar no livro. Depois que tivesse bem relaxado iniciava os estudos da seguinte forma: começava estudar das 07h as 12h ler capitulos,fazer resumos. Ai dava um stop as 12h almoçava, e descansava se possivel uma dormida das 12:30 as 13:30 e as 14h iniciava os estudos na parte pratica, implementando tudo que ja vi,e nao se preocupando com os proximos capitulos certo? fazendo programas e implementados todos os coneitos de OO, fundamentos etc. Fazendo classes que nao compila, que lança excecao, e colocando comentarios bem explicativos. isso das 14 as 17h. Ai no periodo da noite acessava o guj, tentava contribuir com o conhecimento ja adquirido, postava duvida que vai acontecer a medida que estuda… Tb tome cuidado com a internet acesse apenas sites confiaveis referente a informacao sobre scjp, tem muita informacao que so vai atrapalhar e bloquear o aprendizado. O importante tb é montar um cronograma de estudo!!! Ai vc deve está perguntando mais no estudei quase 8 horas? Sim porem a forma que vc implementa essa 8h que faz a diferença, estudar cansa sabia? entao em uma maratona para uma certificacao vc e seu cerebro nao podem ficar fadigados, pois vai gerar 1 dia ai sem conseguir estudar… falo isso por experiencia propria.. e nao bote pressao em cima de vc mesmo deixe a coisa ir porem com controle.. e com um bom desempenho! Veja minha proxima coluna! “Tácticas como estudar para certificação SCJP” pode ti ajudar!!
    Assim, se tiver usando o livro da kathy, antes de ir para cama, leia apenas os resumos do final do capitulo que está, apenas para refrescar a mente e segundo especialistas dizem que o cerebro quando estamos durmindo o cerebro está armazenado, a ultima informacao que vc fez.. por exemplo se ler ele vai armazenar de forma que nao esqueça, agora se assistir um filme de terror pode ter pesadelo rs.. vi isso no livro da kathy a serie head first….
    Flw! Opa! vale lembrar que nao sou nenhum especialista na área de metodologia de estudo, porem apenas compartilho aqui minha experiencia e o que recomendo, e para alguns pode vim servir de base.. para quem está no mato sem cachorro!
    abraço! obrigado por acessar o blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.