Como estudar inglês?

Salve! Salve! Pessoal hoje vou falar da importância do inglês na carreira de T.I. 

 

O primeiro ponto quero citar é: NÃO basta apenas saber ler e escrever, a maioria das vagas nas multinacionais principalmente exigir a conversação e claro um bom listening. Porém o questionamento de muitos estudantes do idioma é: como conseguir “fluência” nessas áreas? O primeiro passo é não achar que vai aprender inglês da noite para o dia, isso é impossível. Aprender um novo idioma é um processo que leva tempo e vai exigir de você: tempo, dedicação e disciplina.  Abaixo cito algumas dicas que uso no meu dia-dia para buscar essa tal fluência. Quero lembrar que não sou especialista em inglês sou um estudante low intermediate com apenas 7 meses de estudo com a lingua. Os pontos citados a seguir adquirir com esse pouco de experiência além de ler e ouvir dicas de especialistas na área.

 

Let`s go…

 

Dicas:

1.   se envolva com o idioma, se entregue, respire inglês, mude o idioma do celular para inglês, tecle no msn com aquele colega que está estudando inglês também, mude o email para inglês;

2.   nao defina dia para estudar , viva o idioma, sempre que estiver sem fazer nada, pense na ultima aula o que foi visto, crie frases tipo:
– I am thinking now!  / Tonight I will study english.

3.   Crie um cronograma de estudo da semana para poder medir o sua evolução, identificar suas falhas e traçar metas para cada semana o que deve ser mais focado. Eu crie um modelo veja aqui.

4.   Crie cartões pedagogicos e coloque no bolso da calça, bermuda etc. E ao ir para o trabalho retire um e crie uma frase, ou revise o assunto depender do conteúdo, eu crio de verbos, vocabulario, expressoes idiomáticas etc. Veja  o meu aqui.

5.   Ouça! Ouça! E ouça! Quanto mais você ouve melhor, porém não sempre a mesma coisa porque chega uma hora que nem faz mais sentido eu quando estou trabalhando (depender do que estiver fazendo na hora) prefiro ouvir http://www.foxnews.com/radio  mesmo que nao entenda 100% , mas boa parte consigo  pegar.

6.   Faça o que você gosta, e nao o recomendado se gostas de assistir filme alugue e assista caso contrário nao terá muito efeito. Eu por exemplo nao gosto de ouvir música e ate hj nunca acrescentaram muito nos meus estudos. Porém experimente fazer uma pesquisa na net e veja que muitas pessoas recomendam ou dizer que eh preciso. Porém para uns sim e para outros não.

7.   Se possível $$$ faça aula particular com um bom professor e traçe objetivos junto ao profissional. Tipo: “Eu faço curso particular por exemplo porque meu objetivo é melhorar meu speaking  e acho que um curso regular não eh uma boa opçao para me adquirir a fluência que pretendo em um futuro próximo. Ja que na modalidade particular tenho a flexibilidade de decidir a carga horária por semana, revisar assuntos que estiver inseguros e outras vantagens.” Lembre-se procure uma uma boa escola que ja ofereça essa modalidade e que tenha obtido resultados de sucessos com outros estudantes.

8.   Se possivel compre as seguintes revistas: Speak Up e NewsWeek(NW) eu mesmo sou assinante da newsWeek e minha evolução de leitura/compreensão aumentou que em uma escala de 0 – 10 daria 9. Como eh uma revista semanal ela  me obriga a ler ou vou perder $$ e isso nao eh coisa pouca ja que assinatura não tão barata(pelo menos para me). A speak up ajuda bastante no listening a diferença entre as revistas é que essa ultima citada é pedagogica e a outra NW é como as nossas revistas aqui no Brasil: Exame, Veja. Porém  a qualidade da NW é altissimo. Traçe uma meta de leitura eu mesmo tenho a minha no minimo ler 3 materias por semana e não basta ler tenho que fazer um resumo em ingles de cada matéria e criar um pequena lista de  vocabulário das palavras novas e depois transformar em cartões pedagogicos e buscar colocar no meu dia-dia.

9.   Fale na rua sozinho em clientes, claro em voz baixa, mais vá conversando consigo mesmo, dizendo que tem que fazer durante o dia, ou como seu ultimo dia. Imagine uma entrevista de emprego etc. Alguns na rua vão achar que você é louco mais nao se importe com isso.

 

Agora você deve está se perguntando para que fazer tudo isso? Não é necessário. Bom ai acredito que vai da metodologia de cada um. O importante é adquirir a fluência, a forma que se adquiriu, é algo bem pessoal.

Há vagas de empregos sobrando para profissionais de T.I que tenham pelo menos o inglês intermediario porém no speaking e listening. E segundo alguns consultores na área de R.H profissionais que sabe outro idioma principalmente o inglês ganha acima do mercado e nao precisa ser fluente para ser capaz de se comunicar e ler materiais em inglês. Claro que isso vai depender da política da empresa para esse 20% ou mais.

 

Hoje faço parte de um projeto internacional da IBM e estou vendo muita coisa em inglês mesmo com pouco tempo na empresa e isso está me deixando muito feliz  ja que estou tendo a oportunidade de vivenciar o idioma.

 

Um abraço a todos e espero que tenham gostado da coluna.

Thanks! Have a nice week!

 

Sites Recomendados:

http://www.englishexperts.com.br

http://www.nytimes.com

http://www.foxnews.com/radio

http://www.englishpod.com

16 comentários em “Como estudar inglês?”

  1. Camilo,
    muito legal esse seu post. Essa história de cartões pedagógicos ….
    Vc consegui fazer tudo isso que vc listou no seu dia-a-dia ? Parabens !!! Vou tentar começar mudar meus hábitos tbm.
    Valeu pela dica.

  2. Jefferson Leandro

    Eu achei muito interessante o post. São poucos blogs de TI que abordam essas questões “não-técnicas”

    outro site interessante, que utilizo desde 2005 quando eu comecei a estudar ingles, é o

    http://www.voanews.com

    site para treinar o reading e o listening ao mesmo tempo com noticias em ingles

  3. Legal, tem também o livemocha.com que é uma comunidade virtual de idiomas.
    Para seu post ficar perfeito (IMO) só faltou seu cronograma de estudo da semana e seu cartão pedagógico serem disponibilizados em PDF, nem todo mundo tem Word da MS, né?

  4. Bruno Leonardo

    Cara, só posso lhe cumprimentar pelos ótimos artigos e lhe parabenizar pela nova conquista. Com certeza trabalhar na IBM será uma experiência de aprendizado sem limites. Muita gente pagaria para trabalhar lá, rsrsrs. Abraços e fique com Deus.

  5. Bruno Leonardo

    Olá Camilo, olha eu mais uma vez aqui!!! Acompanhando seus posts percebi que frequentemente vc recorre aos cartões pedagogicos para estudo. Gostaria de saber se vc anda com vários cartões de assuntos variados ao mesmo tempo, ou vc define por exemplo: estou estudando scpj, por enquanto só andarei com cartões scjp.

  6. opa Bruno,
    Obrigado! pelo elogios fico feliz em saber que o blog está sendo algo positivo. Bom a respeito dos cartoes, eu tenho sim, quando estudava para scjp so anda com eles ate pq tenho que ta focado, entao se naquele dia era o dia de estudar para scjp entao estava com eles. Caso fosse ingles estaria com os de ingles, so um detalhe nao ande com uma “tonelada”de cartoes isso confude e acaba virando informacoes em excesso, o objetivo dos cartoes é lembrar detalhes importantes, sobre tao assunto, no caso do ingles, coloco expressoes idiomaticas, palavras novas, as regras gramaticais, depende mais nao tudo junto de uma vez… e na dose certa, ate pq uso os cartoes o tempo de leitura e memorizacao e pratica eh curso. Tipo tiro la uma palavra em english como around. Dai fico criando minhas frases com ela N frases na mente.

    flw! espero ter ajudado. Um detalhe o que vale para me nao pode vale para vc ou outra pessoa, maneira de estudar de um ser para outro eh completamente diferente. As vezes que acontece semelhanças.

  7. Oi Camilo,

    muito interessante o seu post. Sua técnica não se aplicaria apenas com o Inglês, mas também com outras línguas.

    Eu estou na luta para aprender o Alemão e vou tentar usar a sua técnica.

    Um abraço,

  8. Ione Ferreira

    Camilo Lopes,
    Gostei d + de suas dicas…
    Moro agora fora do meu pais de origem, e preciso muito trabalhar….
    Tenho muita preguisa, + se quero crescer tenho q jogar ela fora…
    + ainda ñ sei por onde começar !!!!
    Tenho q estudar só, pq curso de ingles aqui é muito caro….
    Eu começo por onde ? Com os verbos !!!!
    Um abraço
    E obg !!!!

  9. olá Ione,

    Primeiro passo mesmo é deixa a preguica de lado! hehe essa ai eh uma doença. Bom se curso de ingles ai ta caro, vc pode comprar usar o englishexperts.com.br para aprender, e comprar materiais na internet especifico para iniciantes, porem tem que ser analisado há muita enganacao ai de material que nao ensinam nada. Procure um especialista no idioma para escolha desse manuais. Mas o primeiro passo é estudar os verbo (nao queira aprender tudo em um dia, va por partes) depois que aprender a regra, comeca a usar de forma de speaking, comece a ler pequenos textos e identifique a forma verbal la e aos poucos vc vai encontrando uma forma de estudar sozinha. Agora lembre-se que o resultado de aprender um idioma eh de medio a longo prazo. Depende do quando se dedicar e se expor a ele.
    abraco, e obrigado por acessar o blog.

  10. I saw your blurb regarding learning englsh. How many english schools are there in hortolandia? Is there a demand for schools?

    Thanks,

    Daniel

  11. Rafael Paz

    Olha pessoal, eu nunca paguei um real por uma aula de inglês na minha vida e já tenho de certa forma fluência no inglês. Tenho um bom listening e sei conversar muito bem. Sem querer utilizei bastante dos métodos que o Camilo está utilizando e posso dizer que realmente funciona. O negócio é investir em inglês! A quem está começando ou já começou eu indico música(me ajudou bastante), pegue as lyrics(letras) das músicas de seu artistas preferidos, cante em casa em voz alta, tente imitar ao máximo o sotaque do cara(isso ajuda muito), traduza as letras, saiba o que a musica esta falando, leia sempre que possivel, assita filmes em inglês, se você ainda não tem confiança que irá entender tudo, assista em inglês com legendas em inglês, quando você se sentir mais confiante, assista sem legendas. Eu aconselho assitir bastante séries(friends, lost, sarah connor etc..) as séries tem uma linguagem mais cotidiana, ou seja uma linguagem mais popular, mais falada entre nativos, enquanto que os filmes geralmente tem uma linguagem mais específica. Anote cada palavra que aprender para enriquecer seu vocabulário. Como o camilo disse: crie frases em inglês, imagine que está conversando com um nativo. E uma das coisas mais importantes, não seja louco de tentar sempre traduzir o português direto para o inglês, se você fizer isso e estiver conversando com um nativo, ele não ira te entender. No inglês assim como em qualquer outra lingua, existem expressoes utilizadas pelo povo daquele pais que em outro pais a mesma expressao traduzida literalmente para o seu idioma nao tera sentido algum. Por isso, tente descobrir as expressões usadas por um nativo americano ou ingles, sei la.. que seja equivalente ao ao portugues que voce esta utilizando. Outra dica que dou é que quando se começa a estudar outro idioma, ao escutar um nativo falando, parece que ele esta falando rápido, quando na realidade é o seu ouvido que não está acostumado com o novo idioma. Então, baixe curso de conversação em inglês e escute até cansar, tem que ser um trabalho árduo. Com o tempo você vai reparar que “aquele americano que falava muito rapido” não está mais falando tão rápido assim e tudo começa a fazer sentido..
    Qualquer dúvida me mandem um email: rafaelpazsud@yahoo.com.br
    grande abraço pessoal e valeu pelo ótimo post ai Camilo

    1. camilolopes

      opa! Rafael,

      Realmente eh isso, excelente comentario!! E o interessante que cada um tem uma forma de aprender, mas se repararmos sempre caimos no mesmo caminho porem com metodos diferentes de aprendizado, uns com prof, outros auto-didata, e para quem está lendo um post e paga para aprender nao ache que está no caminho errado ou coisa do tipo, existe outros fatores que vc nao consegue aprender sozinho, muitos casos eh a disciplina etc. Sao tantos fatores, o importante é aprender, como foi o processo pouco importante! Speak ig english!! e pronto
      abracos, Rafael!!

  12. Rafael Paz

    Fala Camilo, concerteza cara você está certo! Todos tem uma forma de aprender. E concerteza se a pessoa precisa pagar para aprender tudo bem também, o que vale é aprender, não é mesmo!
    Muito obrigado pelo post, é ótimo!

    grande abraço!

  13. Tipo, dá pra ver que você se dedicou bastante. E usou bastante criatividade para adaptar o seu dia-a-dia com o seu objetivo de aprender inglês.

    eu tb nunca gostei de estudar usando músicas,
    sei lá, um monte de palavras q eu não conheço, a pronúncia eh dificil de entender, alguns sons são modificados p ajudar na rima, etc.

    Sobre usar filme para aprender ingles, eu encontrei uma vez um site com vários guias de filmes criados p estudantes de ingles
    http://www.eslnotes.com/synopses.html

    tem explicação das palavras e expressões mais dificieis de encontrar em dicionarios

    eu estudei dividindo o filme em varias cenas de 5 minutos e ia assistindo cada cena por 1 semana, qtas vezes eu conseguisse repetir

    Para ouvir materiais em inglês eu usei o site LingQ
    http://bit.ly/LingQcom

    a biblioteca do site tem materiais em áudio e texto, tem materiais de todos os níveis e assuntos, tem conversas entre falantes nativos, etc.

    grande abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *