Top Posts

Série Continuous Integration: Usando GitHub para autenticação

Continue lendo

Como aprender Java

Posted by camilolopes | Posted in Java | Posted on 09-05-2008

17

Salve!Salve! Pessoal! Hoje vou abordar o que acho necessario, para aprender Java de um forma disciplina e tentar diminuir aquele “fala-fala” que java é confuso e dificil, às vezes, nós que colocamos algumas pedras em nosso caminho e depois nao dar trabalho para tira-la. Claro o que exposto aqui é a ponta de iceberg acredito que ajuda aos novos javeiros. Quero aproveitar e convidar vocês para fazer uma visita a minha nova coluna no Imasters sobre Threads.

Links interesantes:

Conheça os pais das linguagens de programacao

TIOBE – MAY/2008 – 1º Java 😀

Aprender Java não é bicho de 7 cabeças como divulgam pelo mundo a fora. Como qualquer outra tecnologia que você for aprender um pouco de disciplina é necessário, porém há aquelas que cobram muito e outras um pouco. Java está entre as que cobram muito. Não é apenas copiar e colar, é preciso entender os conceitos de O.O e saber implementar para poder desfrutar dos recursos oferecidos: JAVA + O.O.

Já vi código em Java todo estruturado (parecia pascal), e outros com tanta gambiarra, alto acoplamento e baixa coesão e isso não há Santo que faça milagre, e ainda dizem: no PHP, .NET isso funcionava melhor. Será que o problema/culpa está na linguagem?

A forma que você aprende influencia diretamente na sua carreira, no seu sistema e o ponto principal na manutenção do software. Então não vá com muita “Sede ao pote”.

As pessoas (os caras) que você considera “Fera” e os que são conceituados nacionalmente/mundialmente todos eles começaram com o “Hello World!” não tem para onde correr, porém o processo de aprendizagem leva tempo e exige dedicação + disciplina. Não dar para dormir e acordar sendo “Fera”.

Recomendo aos iniciantes e os migrantes os seguintes caminhos:

– estudar bastante O.O

– fundamentos Java

– Buscar o por quê?

– praticar bastante (porém implementando os conceitos O.O e fundamentos)

Sempre falo aos amigos/colegas o profissional com uma EXCELENTE base (formação de conhecimento) de modo fluente tanto O.O e fundamentos Java ele aprende o que quiser da tecnologia (e se amanhã migrar para outra que seja O.O não levará muito tempo para aprende-la).

Um exemplo clássico é se hoje você trabalha com desenvolvimento de aplicações JEE e amanhã precisa mudar para desenvolver aplicações JME, à coisa é tão rápida que você vai precisar apenas de alguns dias para aprender o necessário sobre JME. O conceito de interface, herança, polimorfismo etc. não mudam de acordo com aplicação (JSE, JME, JEE). A regra é a mesma independente de qual plataforma desenvolve (mais um ponto para valorizar a certificação SCJP que esse é seu foco entre linhas).

Outro ponto que indico é comprar um BOM livro, sei que na internet tem aquela frase: “Tem tudo”. Porém esse “Tudo” não está de forma organizada e muito menos com objetivo, metodologias de aprendizado etc. E tem mais um pouco, buscar e organizar demanda tempo que significa $$$.

Outro ponto é que os livros não são baratos, porém hoje as empresas on-line dividem em até 10x s/juros + frete grátis e quase todo mundo tem um cartão de credito com pelo menos o limite de um salário mínimo. Então o importante é ter o livro como vai pagar é outro 500(não é para passar o calote). Mais ainda acho o livro à melhor opção para estudar, bons livros tem um todo processo metodológico de aprendizado, objetivo e com intuito de realmente fazer o leitor aprender e sentir prazer na leitura. Um exemplo os livros da Kathy Sierra.

Outra opção para quem não gosta ou não tem disciplina com os livros é fazer um bom curso. O que não pode é você mesmo colocar pedras (já basta às pedras default que vão surgir por lei da vida) em seu caminho.

Para quem for fazer um curso recomendo a caelum, pois tenho colegas que entrou lá sem saber nem imprimir o “Hello World!” e saiu fazendo aplicações que nem dava para acreditar.

Não estou sendo pago, pelo mkt, mas estou recomendando uma boa escola onde tenho referências,assim como faço com os livros que já citei que considero bons livros, e nenhum dos autores depositaram nada na minha conta até o momento rs.

Enfim são apenas pequenas dicas, como sempre nada comprovado cientificamente. Mas espero que tenha contribuído para a vida profissional de alguém!

Flw! Um abraço a todos e um bom final de semana!

Related Posts with Thumbnails

Comments (17)

[…] « Como aprender Java […]

as apostilas do caelum são ótimas…
=)
sem mkt tb…vlwz!

Ótimo texto! Tomei a liberdade de colocar uma parte dele no meu blog! abraços!

olá! Adan,

Obrigado por acessar o blog e por cita-lo no seu! hehe! Aproveitei e dei uma acessada no seu. Parabens! pelo trabalho tb!

flw! Abraços!

[…] Como aprender Java […]

Mano gostei do texto
wllww

Olá Camilo, vc diz no texto sobre livros que vc indica e que é bom começar com livros, qual vc indicaria para min…

ola Edmar,

Obrigado por acessar o blog. O livro mais recomendado é aquele na area que deseja atuar. Vc ja sabe?

flw! abraco!

Quero aprender o Java

olá Jhonathas,

Vc pode seguir as dicas :)

tenho mta deficuldade de aprender java, espero q algum de vcs possam me ajudar me enviando materiais q possa me auxiliar…tricolor575@ig.com.br desde já agradeço a todos …

olá Luciano,

Tem uma seçao no blog chamada: JFIle fica no topo onde tem materiais para iniciantes, veja qual vc deseja.

abraco

Qual o livro vc indicaria para inciante em java.

olá Thiago,

No blog na secao de java tem um post falando sobre qual livro escolher, dar uma olhada.

flw!

Poxa excelente post. Senti-me motivada já vou começar a estudar, rs. Valeu!

Obrigado pelo texto,
Não quero mais morrer – Vou aprender Java.

Vlw Camilo.

Postei um tópico simples para iniciação do java, caso alguem interesse tem outras dicas tb.

obrigado, Belo post.
http://www.gasparimsat.com/index.php/27/08/2009/introducao-a-java/

Write a comment