Começar JSE, JEE OU JME?

Salve!Salve! Mais uma semana, e mais um dia de blog! Hoje venho falar, sobre qual xícara tomar? Qual rumo vale apena arriscar.
Claro que o exposto aqui vai ter ser adaptado para cada região/estado/cidade. Mas o que quero transmitir é que um profissional de T.I deve saber qual xícara tomar de acordo com o momento (ambiente). Espero que o artigo venha contribuir diretamente/indiretamente em sua carreira/estudos.

let’s go…

O primeiro caminho antes do JSE, JME, JEE normalmente é esse. Após ter passado por ele, você está livre a escolhe a área que deseja atuar. Porém para uns não é uma tarefa fácil. E realmente não pode ser, vá que a escolha seja em longo prazo? E você não precisa de algo para longo prazo e sim curto ou médio. Então qual será a xícara?

Um ponto importante é analisar o mercado onde pretende atuar, qual é a real demanda? O que as consultorias RH daquela região buscam? Que tipo de tecnologia é auge (JME, JSE, JEE)?.

“antes de querer ir caçar com uma pistola, é bom saber que tipo de bicho pode encontrar por lá.”

Em síntese: por que caçaria dinossauro com uma pistola? Por que estudaria JME agora se na região que pretendo trabalhar está rolando altas vagas para JEE e quase não tem vaga para JME?

Hoje temos vários sites de empregos uns bastante conceituados, onde é possível encontrar tudo que precisa saber como:

– o que estudar?

– qual xícara tomar?

No Brasil a maior xícara é JEE, a demanda por JSE é muito pequena, já JME vem ganhando cada dia mais espaço.

Para cada 10 vagas 8 são pra JEE. Mas por causa disso que você não vai estudar as outras tecnologias?Claro que NÃO. Estude como hobby, com uma cara horária menor que JEE(por exemplo), mas estude o importante é está adquirindo conhecimentos já que não sabemos o dia de amanhã e nem a oportunidade que pode surgir. Hoje o mercado de JME não está fervendo, a partir de amanhã ele pode começar a ferver do nada, os avanços tecnológicos, não dar para prevê com exatidão quando vão acontecer.

Lembre-se:“conhecimento nunca é demais”

Uma curiosidade é que na Europa há muito projetos para JSE, chega a ser muito superior que os projetos aqui no Brasil por exemplo.

Acho que a ordem para estudos com bases sólidas (não fazer uma janelinha, ou imprimir Hello World!) seria:

  1. JSE: não levar a profundo o estudo, aprenda de forma intermediário, que pelo menos consiga fazer uma aplicação com acesso a Banco de dados etc. Enfim algo bem funcional.
  2. JEE: aqui será suas refeições, então nem preciso comentar muito né?
  3. JME: pode ser um hobby para brincar no final de semana.

Outro ponto a observar é que o número de materiais para JEE desde livros, artigos etc. É mais elevado que as outras duas tecnologias. Sem falar que lançamentos de livros para JEE têm um velocidade maior.

Flw! Pessoal, espero que o post tenha ajudado para a escolha da xícara!

P.s: por está meio adoentado as atualizações do blog vão ocorrer apenas em dois da semana. Desde já agradeço a compreensão de todos.

6 comentários em “Começar JSE, JEE OU JME?”

  1. Rafael Gonçalves

    esse assunto e muito relativo …
    no meu ponto de vista , quem faz a tendência em alguma região é sua iniciativa de implantação de alguma plataforma …por exemplo :
    em uma cidade de interior vc nao tem nenhum campo de mercado em expanssão em programação ou em tecnologia de T.I. , mas nem por isso que vc tem que ser vendendor de alguma loja ou cobrador de outra !!!.
    na verdade vc nao tem que penssar somente em emprego , e sim empregar essa nova tecnologia em algum lugar que desconhece esse tipo de tecnologia. JSE,JEE,JME sao interligadas entre si . por isso estude todas ( nao ao mesmo tempo e claro ) , por que quem quer tomar cafe todos os dias …tem primeiro que conhecer o pé de café !!!
    abraço a todos …espero nao ter falado muita besteira …ate +

  2. Iae Camilo Blz .
    O véio qual o melhor livro pra um iniciante q tah fazendo uns cursinhos de JAva.
    Um Livro O.O ou UM de jsp 2.0 q é a area qual vou começar na minha empresa???
    Flw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *