AngularJS – Presentation

Olá Pessoal,

Quem me acompanha no twitter tem visto meus posts nas últimas semanas falando do AngularJS  e sabe que venho preparando uma série de posts que já estão prontos para sair do forno, e daqui a pouco estão por aqui com a primeira temporada de série. Neste primeiro post queria compartilhar com vocês uma apresentação que fiz a cerca de algumas semanas para um grupo de americanos sobre o framework. A ideia é discutir e saber como está o framework da Google.

Lets go… 

Starting…

A apresentação disponibilizei no meu slideshare. Como não gosto de apresentação detalhada, ou seja, no modelo de quase um livro, há apenas tópicos e imagens. Mas a depender do quanto você está envolvido com o framework, vai ter uma noção do que discutimos.

No geral, essa apresentação foi para mostrar como o AngularJS está dentro do mercado, já que é um framework novo, com apenas 2-3 anos de vida.  A discussão foi muito boa e o framework apresentou ser, para médio e longo prazo, uma adoção bem natural para desenvolvimento web.

Não quero adiantar esse assunto, pois é um dos posts da série que vou publicar aqui, mas aqui vai uma parte:

  • – Curva de aprendizado: essa aqui é excelente. Com apenas alguns minutos você entende o que o framework faz e como usá-lo. É muito simples;
  • – Suporte a MVC: isso é sensacional. Se você implementar usando MVC percebe o ganho que tem  ao ter isso do client-side. A manutenção é muito baixa. Mas, de novo, isso não depende do angularJS e sim quem está entre a cadeira e o computador.
  • – Boa documentação e comunidade ativa: isso é importante. Eu abri bugs, tirei dúvidas na thread de discussão do angularJS no github e realmente é uma comunidade bem ativa, e o team do AngularJS, quando respondem, são bem claros e específicos. Gostei muito do envolvimento com eles.
  • – Suporte IE: Para as versões mais recentes do IE não teremos problema em usar o angularJS, mas versões antigas como IE8 ou inferior, alguns recursos não funcionam. Se você procurar vai achar alguns “tricks” para fazer funcionar nessas versões bem antigas, mas a depender do que você está usando do angularJS, acaba não funcionando bem. Mas se você for na documentação do AngularJS vai ver que eles não garantem suporte nas versões mais antigas do IE.
  • – Rápido desenvolvimento: É realmente produtivo desenvolver com AngularJS. A facilidade e entendimento do código é algo sensacional, só programando para saber.

Atualmente estou trabalhando em um projeto e estamos usando o AngularJS(desde julho/2013) e a experiência  está sendo sensacional. Cada nova funcionalidade e integração que precisamos fazer é uma oportunidade de aprendizado. Quando comecei com o framework, senti falta de um grupo em português para discutir e ajudar outros desenvolvedores que estão querendo começar e resolvi criar o AngularJS-Brazil Group. Além de postar assuntos técnicos aqui no blog, estarei no grupo compartilhando links, “tricks” do dia a dia com os framework. Já comecei postando hotlinks para quem deseja começar e não sabe por onde. Em breve vou fazer um post sobre qual livro eu recomendo. Já li 2 livros sobre o assunto e estou indo para o terceiro e nem tudo que reluz é ouro. Vou fazer um post falando mais sobre os livros.

Bom, vou ficando por aqui, e Welcome to AngularJS world.  Vejo vocês na série AngularJS e lá no AngularJS-Brazil Group. 🙂

Abraços, see ya!!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.