A importância da Gerência de Projetos para Organizações

sharemanager

olá! Pessoal! Vocês devem estar perguntado: Ue! O que tem haver o titulo desse post com T.I? Só lendo para descobrir hehe! Eu acredito que tudo descrito abaixo tem haver com T.I. Inclusive aquele que deseja ser um Gerente de Projetos 🙂

Lets go…

Este post pretende apresentar a justificativa do crescimento dos projetos, e importância da gerência de projetos para uma organização.

As informações aqui foram baseadas em um trabalho de faculdade (quinto semestre) tendo como referência Ricardo Vargas.

Justificativa do crescimento da Gerência de Projetos

Hoje é bastante comum ouvir falar: “faça um projeto e me apresente”. Nos cursos (bacharelado) de T.I temos já uma matéria chamada gerência de projetos (algumas faculdades adotam outro nome) que em muitas são pré-requisitos. Vamos ver porque isso vem acontecendo.

As novas tendências no mercado, e mudanças constantes nas organizações vem sendo um fator que está impulsionando o crescimento na gerência de projeto. Seja ele um carro, um televisor, um software.

Mas a pergunta é: O que justifica o crescimento da gerência dos projetos? Que fator impulsiona isso ?

Para a resposta acima pode se destacar alguns fatores que demonstram o crescimento da gerência de projeto como:

1. Crescimento na complexidade (Organização, do produto);

2. Pressão nos prazos;

3. Razões relacionadas à qualidade;

4. Pressão do mercado;

5. Motivação da equipe;

O fator chave que contribui no crescimento da gerência de projetos é o aumento na complexidade

dentro das organizações, ou de um determinado produto. A necessidade de mudança na forma de condução dos negócios imposta pela crescente competitividade entre as empresas, aponta o gerenciamento de projeto como uma forma de administração de negócios capaz de integrar esforços complexos, reduzir burocracias e viabilizar a implementação de estratégia que permita a sobrevivência de uma empresa neste ambiente.

A gerência de projetos é responsável pelo resultado do projeto, Para obtenção do sucesso em um empreendimento é necessário ter um gerente de projetos apto a exercer essa função.

Colocar um produto no mercado não quer dizer que a organização cresceu e que o projeto foi concluído com sucesso. Cabe ai ao gerente do projeto com suas aptidões verificar se o produto estar atendendo ao negócio do cliente conforme definido no projeto, abaixo algumas perguntas que o gerente deve responder:

– o produto está dentro do escopo planejado?

– o que o cliente final achou?

– o cliente final identificou resistência ao produto? Em que parte especifica?

– o produto esta refletindo em que parte para a organização? Financeira ou Mercado?

A má aceitação do produto por parte do cliente final pode refletir em todo o trabalho da organização por toda sua vida. E afetar outros produtos de projetos diferentes. Como também pode alavancar a empresa para o sucesso financeiro e mercadológico.

Sendo assim o gerente do projeto é o centro da organização e responsável pela camada de negócio da empresa. A identificação de falhas graves no produto depois de entregue ao cliente pode comprometer os negócios da empresa. Então é uma organização de T.I da mesma forma que ela deseja ter bons programadores, analistas ela deve ter um bom gerente de projetos. Caso contrário, seus dias estão contados.

Um abraço! E boa sorte para quem deseja ser um gerente de projetos :D.

Um comentário em “A importância da Gerência de Projetos para Organizações”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.