Top Posts

JNDI com Hibernate – Ambiente de Test

Continue lendo

A escolha do tema para TCC

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI | Posted on 26-11-2008

15

Salve! Salve! Pessoal! Mais um post, e hoje o tema é o velho polêmico: TCC/Monografia. O objetivo aqui não sugerir temas e sim estimular ao aluno o quanto a escolha do tema pode refletir na sua carreira profissional.

Antes disso quero aproveitar e fazer o convite para quem está a fim de nas férias  aprender Java e dar uma estudada para certificação, vai rolar um curso de java em Assis- SP com o preço bem acessível e sobre os instrutores sem comentários(somente os feras). Sendo que alguns são IBMistas.

let`s go…

canudo

Para alguns alunos o TCC é:

  1. chato;

  2. algo idiota;

  3. que nunca vai usar as metodologias da construção dentro do mercado; Será?

  4. que na hora da entrevista ninguém vai ti perguntar sobre seu TCC, o entrevistador quer o canudo; tem certeza?

etc…

Infelizmente há alunos que pensam e acreditam nas hipóteses acima. Sugiro se você está nesse barco que inicie uma mudança rápida e mude a direção do remo, porque os resultados não dizem isso (experiência própria).

Fazer um TCC (monografia) exige bastante do aluno várias capacidades além do conhecimento técnico. O aluno não somente escreve para leitores da área de T.I ele tem que ser capaz de escrever de forma sem saber quem está lendo. Claro que mais que 70% dos seus leitores(para uma monografia de T.I) serão profissionais de T.I, porém as vezes não. o objetivo aqui  nao é ensinar como fazer uma monografia, porém  apresentar a  importância TCC.

Na minha visão uma monografia deve:

  1. Agregar algo na vida do profissional como: aprender uma nova tecnologia;

  2. Agregar algo na vida pessoal como: o poder de “amadurecer” com a sua construção; (há pessoas que não aceitam críticas nem de uma virgula)

  3. Ser um desafio e não fazer apenas para pegar o Canudo;

Há muitos estudantes que chegam ao último semestre sem saber nem o que vai falar e entra naquela situação: “há quero qualquer tema, só estou a fim de no dia DD/MM/YY entregar e ficar livre”. Tudo bem você pode fazer até isso, mas se pergunte: “fiquei 4 anos em uma universidade e no final de tudo será que aprendi um pouco? Tenho um desafio que é construir um projeto e entregar no prazo X será que consigo? Será que serei um bom pesquisador? O que foi agregado na minha vida durante esse tempo? Será que serei capaz de planejar a construção desse projeto?”

Isso é algo muito sério, vc pode estar perdendo uma oportunidade de emprego futuramente, ou deixar de dar um update no seu currículo por algo simples. O mercado de T.I está precisando de profissionais porém de pessoas capacitadas, competentes, multitarefas. Alunos com o perfil citado anteriormente não conseguem preencher essas vagas que estão abertas. Então por que não escolher um tema de algo que você gostaria de aprender e que não viu na faculdade? Algo que vc já sabe que será desafio, onde terá que “ralar” para conseguir materiais, ler muito, sacrificar uns finais de semanas, algumas madrugadas, porém no final vc vai dizer: sobre tal assunto eu sei. E vai poder colocar isso no seu currículo. Por exemplo:

Vamos dizer que minha monografia na área de SOA. No final, poderei colocar no meu currículo que eu sei SOA, mesmo que seja conceitos(levando em conta que você nunca trabalhou com alguma aplicação usando arquitetura), mais tem um sólido conhecimento e não apenas a definição desta tecnologia. E na hora da entrevista vc explica para o entrevistador o que sabe de SOA e como aprendeu, se ele quiser mande sua monografia para o email dele.

Observe que vc ganhou tempo e agregou um valor ao seu currículo e ainda por cima se formou tranqüilamente. Ou seja, foi um profissional multitarefa, organizado, com planejamento etc E no final concorreu a uma vaga de emprego com possibilidade de ficar com ela.

E outro detalhe fazer uma monografia em alguns momentos temos  funções bem parecidas de um gerente de projetos como: cumprimento dos prazos, organização, criar planejamentos, orçamentos e atingir o objetivo desejado com êxito.

Portanto, caros colegas, se preocupem bastante com a monografia de vocês e vejam a importância que ela pode trazer para carreira. Um dica importante: se organize no processo de desenvolvimento, eu comecei construir a minha 1 ano antes da formatura porém a escolha do tema oficinal nasceu a três meses antes da data de inicio da construção que foi determinada por me mesmo. Enquanto isso a mudança e a indecisão do que queria falar persistia. Porém fz parte do processo :)

Espero que tenham gostado do post! E boa sorte a todos! E até o próximo post!

Related Posts with Thumbnails

Comments (15)

Camilo…
parabens para o seu blog. Sempre tento visitar alguns blog sobre assunto que gosto e o seu é um deles, pois estudo e trabalho com Java diariamente!

Achei muito legal o seu post sobre TCC; o que vai ser interresante sobre ele foi quando falou sobre SOA. O meu tcc vai ser sobre SOA!

parabens pelo blog!

Alan_
Maceio – AL

opa! obrigado Alan! heeh! :)

Como sempre com excelentes posts. Parabéns meu amigo. Inclusive este é um assunto que discutimos bastante. Se lembra? =)

Alan também estou fazendo meu TCC sobre Interoperabilidade com WebServices/SOA…precisar trocar alguma informação sobre o assunto só enviar um email. (Estou aprendendo também).

Parabéns pelo post..

Abração Camilo!!

cya

[]’s
Razec

falou e disse!

abraços!

Visite meu blog: http://magictux.blogspot.com

Ótimo post!!! Parabéns!

Opa, Bom dia Camilo!

Tenho lido toda semana os seus posts, gosto muito, foi com eles que iniciei em JSP.
Bom sobre esse post é realmente importante dar valor ao que vai levar a banca, mostrar o que desenvolveu e toda a bagangem que pegou durante seus 4 ou 7 anos como universitário.
Além disso é bom também assistir os TCCS do demais colegas, enquanto não chega a sua hora, assim tendo base como vai ser e que trabalhos estão sendo criados.

Abraços a todos.

Cara goste da postagem pude ter um bom incentivo pelo que tenho pela frente meus sincero paraben.
Pude tirar bom proveito de suas palavras ate mesmo incentivo de continuar a estudar

aew cara, parabens pelo post!

Camilo,

Parabéns pelo seu post!

Estava muito em dúvida sobre qual tema fazer o meu TCC…e suas dicas foram fundamentais!

Alias, gostei da idéia sobre o TCC de SOA! O meu tema é : Comparativo entre aplicativos Web Services e outras tecnologias SOA. Pretendo abordar outras tendências também como, computing cloud ..

Se alguém tiver algum material p/ me ajudar, por favor me enviem!

Muito Obrigada pela Ajuda!

Abraços!

Parabéns pelo post e pela dica também!!!!

Parabens pelo post !
Algo que realmente nos faz pensar, refletir sobre o TCC. Estou iniciando o meu e as dicas foram muito válidas.

Se alguém tiver algum material sobre SOA…

Abraço.

Camilo ,

parabéns pelo blog.. e vc tem razão no que diz..

Galera tb estou fazendo minha monografia sobre SOA.
Trabalho com mainframe e estou querendo falar sobre soa mais ligado ao legado..
Se alguem tiver alguma meterial de SOA ou uma fonte de pesquisa.. por favor me ajude.

obrigado.

Júlio.

opa! Alan,

obrigado! Aproveitando, la vai um link que pode ajuda-lo.
SOA IBM
Tem muito material sobre SOA, vai “gastar”um bom tempo ai, pq é um mundo de informacoes, porem acredito que ache o que precisa. Os materiais sao escritos, pelo alto escalao da IBM, cientistas, pesquisadores, phds etc.
abraço.

Galera tb estou fazendo minha monografia sobre SOA.

Se alguem tiver alguma meterial de SOA ou uma fonte de pesquisa.. por favor me ajude.
obrigado.

olá michelle,

eu recomendo vc pesquisa no google, por cezar taurion, no blog dele tem muita coisa sobre SOA. E hj há bastante livros sobre o assunto em portugues.
abracos,

Write a comment