Top Posts

Hibernate com Pool de Conexão

Continue lendo

A busca – metodologia de estudo

Posted by camilolopes | Posted in Carreira TI | Posted on 26-05-2008

1

Salve! Salve! Pessoal!  Para começar a semana! resolvi montar mais um post sobre estudo(s) para auxiliar, aos colegas, visitantes e amigos, que querem buscar um e-mail para estudar de forma disciplina e produtiva. Claro que o exposto aqui, é apenas minha experiência, e materias de que li sobre especialistas na área.

let’s go..

Alguns colegas me perguntam onde encontrei “tantas” metodologias de estudo para área?! Bom primeiro foi usar o velho Google, e daí buscar artigos, discussão etc. Em primeiro momento não fazia um filtro no que encontrava simplesmente arquivava e depois imprimia lia todos e separava o que considerava útil para meus estudos e meu perfil.

Outro ponto importante é não se conformar com os resultados na primeira tentativa, sempre buscar mais, porém o ponto importante é como pesquisar? Usar palavras relacionadas ao que deseja influencia em encontrar novos materiais. Veja alguns exemplos:

 

Como estudar

Dicas para estudo

Estudando em casa

 

Vimos que os resultados sofreram alterações e nisso você pode encontrar ótimo, excelente matérias, com dicas para estudo (consultar apenas a primeira pagina do Google, não é o suficiente).

Mas um ponto chave é que as metodologias encontradas servem para uns mais não pode servir para outros. Porém ajuda a encontrar a sua.

Há pessoas que somente estuda com um professor, com um amigo, ou em grupo. Há outras que prefere estudar sozinho sem ninguém por perto. Porém isso é algo muito pessoal. E há pessoas que tem uma vontade enorme de estudar usando livros, apostilas, web buscando economizar $$, porém falta disciplina. Ou seja, não adianta ter uma estante de livros (os mais conceituados), porém faltar à disciplina. Mas se você tem vontade então busque a disciplina e descubra como seu cérebro armazena as informações da melhor forma possível. O cronograma que desenvolvi e que mais se adequou a minha modalidade de estudo de acordo com meu tempo livre (durante a semana, feriados e finais de semana). Outro fator que considero importante é traçar metas e buscar alcançá-la. Tem que ter disciplina para fazer as atividades de cada dia e não deixar acumular. Não perder o foco é fundamental.

No meu caso, cada semana é um cronograma novo de acordo com o período especificado e são segmentados, durante a semana estudo X e nos finais de semana Y.

 Todas as sextas-feiras, faço “estudo do final da semana”, e todos os domingos desenvolvo os estudos da semana e caso tenha ficado  algo pendente da ultima semana acrescento de imediato.

Enfim independente qual seja sua maneira de estudar você vai precisar de alguma metodologia para evoluir seu conhecimento de maneira mais rápida e isso vai exigir um esforço físico e psicológico. Há um ditado assim: “sem esforço, não há recompensa” conhecido no inglês como: “No pain no gain”.

 

Dicas que pesquisei

 

Espero ter ajudado aqueles que buscam, ou querem melhorar seus estudos.  Mas é importante lembrar que nada aqui foi comprovado cientificamente, são apenas nomeações que serviram para me, mas para você não pode servir.

Até a próxima!

Bye!

Related Posts with Thumbnails

Comments (1)

òtimo post…acredito plenamente que a busca de uma metodologia correta, que se encaixe em seu padrão pessoal, facilitaria muito o andamento da aprendizagem.
belo detalhe: “No pain no gain”
=)

Write a comment